Skip to content Skip to footer

MP e Polícia Civil desarticulam esquema do PCC que lavava dinheiro com lojas de brinquedos

Brinquedos
(Foto: Freepik/Reprodução)

O Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo deflagraram nesta quarta-feira (22) a Operação Plush, uma ofensiva contra um novo braço financeiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo criminoso teria usado lojas de pelúcia e brinquedos infantis para lavar milhões de reais oriundos do tráfico e de outras atividades ilegais.

Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro shoppings — dois na capital paulista (Center Norte e Mooca), um em Guarulhos e outro em Santo André, no ABC. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 4,3 milhões em bens e valores dos investigados.

Os principais alvos são a ex-companheira e a cunhada de Cláudio Marcos de Almeida, o “Django”, apontado como um dos chefes do PCC e morto em 2022 após disputas internas. Segundo os investigadores, ambas abriram quatro lojas de uma rede de franquias sem possuir fonte de renda lícita que justificasse os investimentos.

“Django” era conhecido por atuar no tráfico de drogas e comércio de armas pesadas, e seu nome já havia surgido em outras operações, como a Fim da Linha, que revelou a participação do PCC em empresas de transporte urbano.

A Operação Plush é mais um capítulo de um cerco que vem se fechando sobre a estrutura financeira da facção. Nos últimos meses, outras investigações — como a Carbono Oculto e a Spare — expuseram esquemas bilionários de lavagem em postos de combustíveis, motéis, padarias e fintechs, com movimentações que ultrapassam R$ 30 bilhões.

As autoridades afirmam que o PCC montou uma verdadeira “rede empresarial paralela”, espalhada por setores legais da economia, com o objetivo de disfarçar e reinvestir o dinheiro do crime organizado.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário