Skip to content Skip to footer

Igreja ligada a líder da bancada evangélica é investigada na CPI do INSS

Informação veio à tona em meio à briga do pastor Silas Malafaia com a senadora Damares Alves (PL-DF)
Silas Câmara (Repub-AM): igreja de lider da bancada evangélica é suspeita de envolvimento no esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Assembleia de Deus do Amazonas e a Fundação Boas Novas – ligada ao líder da bancada evangélica na Câmara, deputado Silas Câmara (Repub-AM) – é investigada pela CPI que apura as responsabilidades pelo esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS. A informação veio à tona em meio à briga do pastor Silas Malafaia com a senadora Damares Alves (PL-DF).

Integrante da CPI, Damares disse em entrevista a uma emissora de TV no domingo (11), que “grandes igrejas” e “grandes pastores” estariam envolvidos nas fraudes. Malafaia reagiu atacando a senadora e desafiando ela a “dar os nomes” dos envolvidos. Ele acusou Damaresde generalizar as denúncias e prejudicar a imagem do segmento evangélico. O pastor chegou a chamá-la de “linguaruda” e “leviana” em vídeos nas redes sociais.

“Malafaia precisa orar”

Em resposta, Damares divulgou uma lista de entidades e líderes que já são alvos de requerimentos (como quebra de sigilo ou convite para depoimento), mencionando especificamente a Assembleia de Deus do Amazonas como uma das instituições na mira da CPI.

“O Malafaia precisa orar um pouco. Eu não submeto minhas ações parlamentares a ele. Além das instituições que divulguei, há ainda menções na CPI à Assembleia de Deus do Amazonas”, disse a senadora, afirmando que a igreja encaminhou explicações à comissão que estão sendo analisadas.

Rede cristã

A Fundação Boas Novas é a braço social e de comunicação da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM). A fundação é mantenedora da Rede de TV Boas Novas ou RBN, considerada a maior rede de televisão cristã do Brasil.

Silas Câmara é um dos principais líderes políticos da igreja. Ele é irmão do pastor Jonatas Câmara, que preside a instituição no Amazonas, e do pastor Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus em Belém. O deputado utiliza a emissora como plataforma de divulgação de suas atividades parlamentares e ideológicas, sendo uma figura constante em sua programação.

Relação histórica

Malafaia também mantém uma relação histórica e estratégica com esta rede, utilizando-a como um dos principais meios para a transmissão de seus programas e ampliação de seu alcance nacional.

A Fundação Boas Novas e a IEADAM entraram na mira da CPI devido a indícios de irregularidades previdenciárias e vultosas dívidas com o INSS. A investigação apura se houve uso indevido de recursos e se a influência política da igreja foi utilizada para obter benefícios ou perdões de dívidas fiscais.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo

Deputada do PSOL do RJ é alvo de ameaça de morte e ataques racistas

Renata Souza registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância
16 jan 2026

Fogo amigo: apoio a Tarcísio provoca briga entre Michelle Bolsonaro e blogueiro foragido

Ex-primeira-dama confronta Allan Santos por crítica a curtida sobre candidatura de governador de SP à presidência

Moraes manda Bolsonaro para a “Papudinha”

Ao contrário das grades de um presídio comum, as instalações são tecnicamente alojamentos
15 jan 2026

Deputado aciona AGU contra Nikolas por vídeo sobre “monitoramento” do Pix

Nos vídeos, o parlamentar alega que o governo federal teria criado um sistema oculto de vigilância financeira da população
15 jan 2026

Babá brasileira acusada de crime nos EUA diz que assassinato foi planejado pelo marido da vítima

Segundo o relato, Juliana decidiu falar após meses de silêncio por não suportar mais o peso emocional do que classificou como vergonha e culpa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário