A Assembleia de Deus do Amazonas e a Fundação Boas Novas – ligada ao líder da bancada evangélica na Câmara, deputado Silas Câmara (Repub-AM) – é investigada pela CPI que apura as responsabilidades pelo esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS. A informação veio à tona em meio à briga do pastor Silas Malafaia com a senadora Damares Alves (PL-DF).
Integrante da CPI, Damares disse em entrevista a uma emissora de TV no domingo (11), que “grandes igrejas” e “grandes pastores” estariam envolvidos nas fraudes. Malafaia reagiu atacando a senadora e desafiando ela a “dar os nomes” dos envolvidos. Ele acusou Damaresde generalizar as denúncias e prejudicar a imagem do segmento evangélico. O pastor chegou a chamá-la de “linguaruda” e “leviana” em vídeos nas redes sociais.
- EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS
- TRE-SP cassa prefeito do Republicanos por usar igreja evangélica em esquema de compra de votos
- Daniel Alves reaparece como pregador em culto evangélico na Espanha
“Malafaia precisa orar”
Em resposta, Damares divulgou uma lista de entidades e líderes que já são alvos de requerimentos (como quebra de sigilo ou convite para depoimento), mencionando especificamente a Assembleia de Deus do Amazonas como uma das instituições na mira da CPI.
“O Malafaia precisa orar um pouco. Eu não submeto minhas ações parlamentares a ele. Além das instituições que divulguei, há ainda menções na CPI à Assembleia de Deus do Amazonas”, disse a senadora, afirmando que a igreja encaminhou explicações à comissão que estão sendo analisadas.
Rede cristã
A Fundação Boas Novas é a braço social e de comunicação da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM). A fundação é mantenedora da Rede de TV Boas Novas ou RBN, considerada a maior rede de televisão cristã do Brasil.
Silas Câmara é um dos principais líderes políticos da igreja. Ele é irmão do pastor Jonatas Câmara, que preside a instituição no Amazonas, e do pastor Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus em Belém. O deputado utiliza a emissora como plataforma de divulgação de suas atividades parlamentares e ideológicas, sendo uma figura constante em sua programação.
Relação histórica
Malafaia também mantém uma relação histórica e estratégica com esta rede, utilizando-a como um dos principais meios para a transmissão de seus programas e ampliação de seu alcance nacional.
A Fundação Boas Novas e a IEADAM entraram na mira da CPI devido a indícios de irregularidades previdenciárias e vultosas dívidas com o INSS. A investigação apura se houve uso indevido de recursos e se a influência política da igreja foi utilizada para obter benefícios ou perdões de dívidas fiscais.
Bookmark