Skip to content Skip to footer

Decisão de Flávio Dino promete endurecer combate à corrupção

Flávio Dino
(Foto: STF/Reprodução)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (27) que os três Poderes da República promovam campanhas públicas de transparência sobre o uso das emendas parlamentares. A decisão obriga Executivo, Legislativo e Judiciário a explicar, em linguagem acessível, como rastrear o destino do dinheiro público indicado por deputados e senadores.

A medida decorre de uma ação do PSOL, protocolada em 2021, que questionou a legalidade do “orçamento secreto” e das chamadas emendas de relator (RP9). A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.073 amplia as regras de transparência definidas após a extinção dos esquemas e determina a criação de materiais educativos e digitais para que qualquer cidadão possa acompanhar as verbas repassadas a estados e municípios.

Dino também ordenou que tribunais de contas e órgãos de controle locais adaptem suas normas até dezembro, transformando a decisão em um novo marco de controle social e combate à corrupção.Na prática, a medida permitirá que o cidadão acesse — em plataformas reformuladas e com linguagem simples — quem indicou cada emenda, quanto foi destinado, para onde foi o dinheiro e se a obra foi concluída.

Os três poderes deverão lançar, entre dezembro e março, uma campanha nacional em rádio, TV e internet explicando — de forma direta e prática — o funcionamento do Portal da Transparência e sua utilidade em denúncias sobre emendas. O ministro também destacou a necessidade de letramento digital, conceito que vai além do acesso técnico: trata-se de ensinar a população a interpretar dados públicos e transformar informação em fiscalização real.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

18 dez 2025

Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria

PT, PSB, PCdoB e PSOL pedem nulidade dos atos praticados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
18 dez 2025

Flávio dá a entender que Jair Bolsonaro é “desequilibrado”

Não é a primeira vez que o senador acaba atingindo indiretamente o pai ao tentar se diferenciar dele
18 dez 2025

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos
18 dez 2025

Lula defende filhas de Silvio Santos, critica Zezé Di Camargo e diz que cantor foi covarde

Presidente se solidarizou com filhas do apresentador e chamou ataque de cantor de “cretinice”
18 dez 2025

Relatório do Coaf aponta que Renato Cariani movimentou R$ 31,5 milhões em cinco meses

Os números do Coaf reforçam as suspeitas de que o influenciador, conhecido por promover estilo de vida fitness e suplementos, estaria envolvido em um esquema de

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário