Skip to content Skip to footer

Decisão de Flávio Dino promete endurecer combate à corrupção

Flávio Dino
(Foto: STF/Reprodução)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (27) que os três Poderes da República promovam campanhas públicas de transparência sobre o uso das emendas parlamentares. A decisão obriga Executivo, Legislativo e Judiciário a explicar, em linguagem acessível, como rastrear o destino do dinheiro público indicado por deputados e senadores.

A medida decorre de uma ação do PSOL, protocolada em 2021, que questionou a legalidade do “orçamento secreto” e das chamadas emendas de relator (RP9). A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.073 amplia as regras de transparência definidas após a extinção dos esquemas e determina a criação de materiais educativos e digitais para que qualquer cidadão possa acompanhar as verbas repassadas a estados e municípios.

Dino também ordenou que tribunais de contas e órgãos de controle locais adaptem suas normas até dezembro, transformando a decisão em um novo marco de controle social e combate à corrupção.Na prática, a medida permitirá que o cidadão acesse — em plataformas reformuladas e com linguagem simples — quem indicou cada emenda, quanto foi destinado, para onde foi o dinheiro e se a obra foi concluída.

Os três poderes deverão lançar, entre dezembro e março, uma campanha nacional em rádio, TV e internet explicando — de forma direta e prática — o funcionamento do Portal da Transparência e sua utilidade em denúncias sobre emendas. O ministro também destacou a necessidade de letramento digital, conceito que vai além do acesso técnico: trata-se de ensinar a população a interpretar dados públicos e transformar informação em fiscalização real.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

28 out 2025

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e se torna a mais letal da história do Rio

A megaoperação mobilizou mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, sem apoio federal, e se estende por mais de 14 horas
28 out 2025

Governador do RJ cobra apoio federal, mas foi contra PEC da Segurança

Governadores de direita não querem a aprovação da PEC porque isso poderia ser capitalizado por Lula na disputa do ano que vem
28 out 2025

DIREITOS HUMANOS: morre advogado que trabalhou no caso Herzog

Advogado atuou em processo levou o Judiciário a reconhecer, pela primeira vez, que o profissional foi assassinado sob custódia militar
28 out 2025

Negacionistas deixam de vacinar até seus pets

Pessoas que não se vacinam contra a Covid-19 têm sete vezes mais chance de também não vacinar seus cães
28 out 2025

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca.

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 17 dias para condenação de Bolsonaro ser confirmada

Defesa de Bolsonaro ainda pode apresentar outros recursos chamado de “embargos infringentes”, mas eles não devem ser aceitos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário