Skip to content Skip to footer

17ª Plenária Nacional da CUT debate os novos desafios do trabalhador brasileiro

17ª Plenária da CUT
(Foto: Roberto Parizotti)

A 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes começou nesta terça-feira (14), em São Paulo, reunindo 598 delegados e delegadas de todo o país em formato híbrido. O encontro, que vai até sexta (17), discute os novos desafios da classe trabalhadora diante da precarização, da pejotização e da crise climática. O evento homenageia o histórico dirigente sindical Joãozinho, falecido em abril deste ano.

Com o tema “Novos Tempos, Novos Desafios”, a plenária abriu com debate entre o presidente da CUT, Sérgio Nobre, e o ex-ministro José Dirceu, mediado por Juvandia Moreira. Ao longo dos quatro dias, as discussões buscam atualizar a estratégia política da Central, fortalecer a negociação coletiva e reafirmar o papel do sindicalismo na reconstrução democrática e econômica do Brasil.

Os grupos de trabalho tratam do fortalecimento das negociações, da valorização dos acordos e da ampliação da representatividade entre categorias mais afetadas pela informalidade. Também entram na pauta temas como a pejotização nas plataformas digitais, a proteção social, a transição energética com geração de empregos verdes e os impactos da automação e da inteligência artificial.

A plenária reafirma o papel da CUT como principal instrumento de organização da classe trabalhadora e reforça a necessidade de unidade e renovação das estratégias sindicais para enfrentar a desigualdade, defender direitos e garantir a participação popular nas decisões sobre o futuro do país.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário