Skip to content Skip to footer

Desmatamento na Amazônia tem menor índice em 11 anos

Amazônia
(Foto: Polícia Federal/Divulgação)

A Amazônia registrou uma redução de 11% no desmatamento entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 5.796 km² de floresta derrubados no período, o menor número em mais de uma década e o quarto ano seguido de queda.

O dado, divulgado às vésperas da COP30, é visto como um trunfo do governo Lula, que pretende apresentar o Fundo Tropical das Florestas (TFFF) como instrumento de financiamento para a preservação ambiental.

Apesar do avanço, pesquisadores alertam para o aumento da degradação florestal, que já responde por 38% da área afetada. Esse processo, menos visível que o desmate total, ocorre por cortes seletivos, incêndios e secas prolongadas, enfraquecendo a vegetação de forma progressiva.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirmou em entrevista ao g1 que as queimadas e a estiagem intensa impediram que o país registrasse a menor taxa de desmatamento já observada na Amazônia.

A queda é atribuída a um conjunto de ações: reforço da fiscalização, integração entre órgãos ambientais e forças policiais, uso de tecnologia de monitoramento e novas regras que diferenciam desmate legal de ilegal. Em dois anos, o número de operações subiu para 25 mil e o valor das multas aplicadas chegou a R$ 8 bilhões, o dobro do período anterior.

No Cerrado, o desmatamento também caiu 11%, somando 7.235 km², o menor índice em cinco anos. Ainda assim, o bioma segue sob forte pressão do agronegócio.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário