Skip to content Skip to footer

Decisão de Flávio Dino promete endurecer combate à corrupção

Flávio Dino
(Foto: STF/Reprodução)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (27) que os três Poderes da República promovam campanhas públicas de transparência sobre o uso das emendas parlamentares. A decisão obriga Executivo, Legislativo e Judiciário a explicar, em linguagem acessível, como rastrear o destino do dinheiro público indicado por deputados e senadores.

A medida decorre de uma ação do PSOL, protocolada em 2021, que questionou a legalidade do “orçamento secreto” e das chamadas emendas de relator (RP9). A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.073 amplia as regras de transparência definidas após a extinção dos esquemas e determina a criação de materiais educativos e digitais para que qualquer cidadão possa acompanhar as verbas repassadas a estados e municípios.

Dino também ordenou que tribunais de contas e órgãos de controle locais adaptem suas normas até dezembro, transformando a decisão em um novo marco de controle social e combate à corrupção.Na prática, a medida permitirá que o cidadão acesse — em plataformas reformuladas e com linguagem simples — quem indicou cada emenda, quanto foi destinado, para onde foi o dinheiro e se a obra foi concluída.

Os três poderes deverão lançar, entre dezembro e março, uma campanha nacional em rádio, TV e internet explicando — de forma direta e prática — o funcionamento do Portal da Transparência e sua utilidade em denúncias sobre emendas. O ministro também destacou a necessidade de letramento digital, conceito que vai além do acesso técnico: trata-se de ensinar a população a interpretar dados públicos e transformar informação em fiscalização real.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

29 out 2025

Número de mortes em chacina no Rio passa de 130, diz defensoria

De acordo com o órgão, o balanço atualizado soma 128 civis e quatro policiais, totalizando 132 mortos
29 out 2025

Movimentos populares denunciam execuções sumárias e impedimento de socorro a feridos em operação no RJ

Vida dos moradores das favelas está sendo tratada como “dano colateral em operações”, diz federação
29 out 2025

Cinco governadores do RJ foram presos por corrupção

Só Nilo Batista (PDT), governador entre 1994 e 1995; e Benedita da Silva, governadora entre 2002 e 2003 não foram presos
29 out 2025

Governador do RJ deixou de usar R$ 190 milhões repassados pelo governo federal para segurança

Do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), foram transferidos mais R$ 288 milhões
29 out 2025

Governadores de direita fazem política em cima de cadáveres

Bolsonaristas vão ao RJ expressar “solidariedade” a Cláudio Castro, mas todos eles boicotaram a PEC da Segurança enviada ao Congresso em abril

Daniel Alves reaparece como pregador evangélico em culto evangélico na Espanha

Daniel Alves reaparece como pregador evangélico em culto evangélico na Espanha

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário