Skip to content Skip to footer

Obesidade infantil supera desnutrição pela 1ª vez no mundo, aponta Unicef

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Uma em cada cinco crianças e adolescentes no mundo está acima do peso, totalizando aproximadamente 391 milhões de indivíduos. Desses, quase metade – 188 milhões – já convivem com a obesidade. O cenário marca um ponto inédito: pela primeira vez, os casos graves de excesso de peso ultrapassaram a desnutrição como a principal forma de má nutrição infantil, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que alerta para os riscos de adoecimento.

O relatório da organização, que analisou dados de mais de 190 países, mostra que a prevalência de desnutrição entre crianças de 5 a 19 anos caiu de quase 13% em 2000 para 9,2% em 2025. No mesmo período, a obesidade cresceu de 3% para 9,4%. Apenas duas regiões do planeta não seguem essa tendência: a África Subsaariana e o Sul da Ásia, onde a desnutrição ainda supera os índices de obesidade.

No Brasil, essa inversão já era realidade há décadas. Em 2000, 5% das crianças e adolescentes tinham obesidade, contra 4% em situação de desnutrição. Até 2022, o índice de obesidade triplicou, alcançando 15%, enquanto a desnutrição recuou para 3%. O sobrepeso também cresceu de 18% para 36% nesse período.

Segundo o levantamento, as taxas mais altas de obesidade infantil e juvenil estão em países das Ilhas do Pacífico, onde os índices passam de 30%. O Unicef aponta como causa principal a substituição da alimentação tradicional por produtos ultraprocessados, mais baratos e acessíveis.

Esse quadro, no entanto, não se restringe a países de baixa ou média renda. Em nações ricas e com diferentes contextos culturais, os números também preocupam. No Chile, por exemplo, 27% das pessoas entre 5 e 19 anos têm obesidade; já nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos, a proporção é de 21%, o equivalente a duas em cada dez crianças ou adolescentes.

A obesidade é uma preocupação crescente que pode impactar a saúde e o desenvolvimento das crianças. Os alimentos ultraprocessados estão substituindo cada vez mais frutas, vegetais e proteínas, justamente quando a nutrição desempenha um papel crítico no crescimento, desenvolvimento cognitivo e saúde mental das crianças

lamenta Catherine Russell, Diretora Executiva do Unicef.

A agência ressalta que o fenômeno não está relacionado apenas a escolhas individuais, mas a “ambientes alimentares prejudiciais que estão moldando a dieta das crianças, para privilegiar alimentos ultraprocessados e fast foods”, ricos em açúcar, amido refinado, sal, gorduras não saudáveis e aditivos.

Esses produtos dominam comércios e escolas, enquanto o marketing digital dá à indústria de alimentos e bebidas acesso poderoso ao público jovem

alerta a publicação.

O relatório lembra ainda que, apesar da redução, a desnutrição continua sendo um desafio para crianças menores de 5 anos em países de baixa e média renda. Já o excesso de peso é mais comum entre estudantes em idade escolar e adolescentes.

A obesidade infantil, segundo a organização, aumenta significativamente o risco de desenvolver resistência à insulina, hipertensão e doenças graves ao longo da vida, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O Unicef estima que, sem medidas de prevenção, os países enfrentarão custos elevados em saúde pública. Até 2035, o impacto econômico global do sobrepeso e da obesidade pode superar US$ 4 trilhões anuais.

Apesar do alerta, a agência cita alguns exemplos positivos, entre eles o Brasil. Entre as medidas destacadas estão: a restrição progressiva da compra de ultraprocessados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); a proibição de propagandas de alimentos não saudáveis voltadas a crianças; a rotulagem frontal, que informa quando o produto tem altas concentrações de açúcar ou sódio; e a eliminação das gorduras trans na produção de alimentos.

*Matéria publicada originalmente na Agência Brasil.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

18 dez 2025

“Meu Filho é um Musical” estreia em 2026 homenageando a vida e o legado de Paulo Gustavo

Com temporadas previstas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma turnê nacional na sequência, o musical reforça o papel da cultura como instrumento de mem
17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário