Mais uma condenação para a conta da multicriminosa Carla Zambelli (PL-SP). O Supremo Tribunal Federal acaba de condenar a deputada federal a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
O placar do julgamento foi de 9 a 2. Votaram pela condenação total da deputada: Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Roberto Barroso.
Já para os ministros bolsonaristas André Mendonça e Nunes Marques, tudo certo perseguir pessoas pelas ruas com uma arma em punho. Mendonça pelo menos votou para condenar a parlamentar a 8 meses de prisão pelo crime de constrangimento ilegal.
- Mendonça vota contra condenação de Zambelli por porte ilegal de arma
- Pai de Zambelli diz que filha está frágil e sem medicamentos
- Quais serão os próximos passos após a prisão de Carla Zambelli?
Os ministros que votaram pela tese vencedor acolheram a acusação da Procuradoria-Geral da República contra a deputada pelo episódio que ocorreu em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições, quando Zambelli discutiu e perseguiu um apoiador do presidente Lula, em uma rua de um bairro nobre de São Paulo.
A condenação é a segunda de Zambelli, que está presa na Itália, no STF neste ano. Em maio, a parlamentar foi sentenciada com 10 anos de prisão pela invasão de sistemas e pela adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Bookmark