Skip to content Skip to footer

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Foto: divulgação.

No próximo dia 18 de novembro (terça-feira), a partir das 9h, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do seu Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), vai promover o seminário “Vozes Negras”, em celebração ao Mês da Consciência Negra. O evento, que será realizado na Sala de Sessões do edifício-sede, em Curitiba, contará com a participação de diversas instituições de Justiça do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

O grande destaque do Seminário ficará por conta do lançamento do livro “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”, que acontece a partir das 16h25. A obra colaborativa reúne uma seleção de escritoras e comunicadoras negras de destaque (Aline Reis, Ana Carolina Franco, Ana Carolina Pacífico, Ana Claudia Justino, Claudia Kanoni, Débora Evellyn Olimpio, Evelin Moreira, Letícia Costa, Mônica Ferreira e Sandy Silva) e histórias surpreendentes, que evidenciam o protagonismo de mulheres pretas. 

O projeto, coordenado pelas jornalistas Cláudia Kanoni e Aline Reis, reúne 10 autoras negras e diversas referências para narrar a negritude no centro da experiência, não mais à margem.

“O livro propõe narrar vivências de mulheres negras, contemplando uma multiplicidade de histórias de pessoas anônimas e de notoriedade, de especialistas e de transformadoras sociais”, destaca Cláudia.

Os temas tratados na obra vão do território à religiosidade, das artes à política, reconfigurando a visão de mundo a partir de epistemologias negras e plurais. Segundo as coordenadoras, o perfil jornalístico foi escolhido como linguagem principal por sua capacidade de unir rigor na escuta e profundidade na construção de sentido.

“Reunir comunicadoras pretas em um projeto literário que exalta mulheres pretas é um processo de aquilombamento e também um desafio. Então, ao integrar o time de escritoras que são autoras do livro, junto com mulheres tão diversas é também uma possibilidade de ampliar o próprio olhar sobre a negritude, sobre o feminismo e sobre as intersecções que devemos fazer entre ambos”, complementa Aline Reis. 

Painéis e temas

O seminário “Vozes Negras” tem por objetivo estabelecer um fórum de debates sobre o protagonismo negro, a efetividade dos Direitos Humanos e o papel das políticas de reparação histórica e bem viver. Entre os participantes do evento estarão a deputada federal Carol Dartora;a doutora em educação Edicélia Maria; a historiadora Heliana Hemetério; a vereadora Giorgia Prates; a pesquisadora Juliana Barbosa; a professora Bruna Arruda; a doutora Iyagunã Dalzira; a artista Liah Vitória; a professora Megg Rayara Oliveira; a defensora pública Camille Vieira; a jurista Santa de Souza; e a transformadora social Andreia de Lima. 

Na programação, estarão as seguintes atividades e temas: 

• 09h30 – Diálogos 1: Felicidade Negra e Bem Viver: Novos Paradigmas para a Construção de Direitos

• 10h30 – Enfoque 1: Política Além do Voto: Movimento Social, Sindicalismo e a Construção da Democracia Antirracista

• 11h10 – Enfoque 2: O Futuro Começa no Acesso: Saúde, Autoestima e o Protagonismo Negro na Tecnologia e Inovação

• 13h20 – Enfoque 3: A Escola Antirracista: Desafios e Alianças para a Transformação Social da Base à Academia

• 14h – Diálogos 2: Perspectiva racial – O que querem os protocolos do CNJ?

• 15h30 – Enfoque 4: Justiça e Direitos Humanos

• 16h10 – Talk: O Legado de Um rosto Negro no Centro da Comunicação

• 16h25 – Lançamento da obra “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”

• 17h25 – Homenagem a Dora Lucia Bertulio e Diva Guimarães

• 17h40 – Conferência de Encerramento: Com que mundo sonhamos e que mundo estamos construindo?

O encontro inédito é organizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também apoiam o evento o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), a Justiça Federal do Paraná (JFPR), a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Defensoria Pública da União no Paraná (DPU).

O seminário “Vozes Negras”, com o lançamento da obra “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras” e diversos painéis inéditos, será realizado no dia 18 de novembro (terça-feira) das 09h às 19h, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) – Sala de Sessões (Rua João Parolin, 224).

Mais informações no site do TRE-PR.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário