Skip to content Skip to footer

Veto de Lula fecha “janela eleitoral” de Bolsonaro para 2030

Bolsonaro
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por abuso de poder político e econômico, teve bloqueada uma possibilidade legal que poderia viabilizar sua candidatura às eleições de 2030. O fechamento dessa “janela” ocorreu após o presidente Lula (PT) vetar trechos de um projeto que modificava a Lei da Ficha Limpa – vetos que ainda serão analisados pelo Congresso.

No final de setembro, Lula sancionou parte das alterações aprovadas pelo Legislativo, mas derrubou pontos que alteravam as regras para cálculo do período de inelegibilidade. Pela proposta original, o prazo de 8 anos de inelegibilidade poderia começar a ser contado a partir de uma entre quatro datas diferentes:

  • Da renúncia ao cargo eletivo;
  • Da perda do mandato;
  • Da data da condenação por órgão colegiado;
  • Ou da eleição em que ocorreu a prática abusiva.

Como Bolsonaro seria beneficiado

Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por dois fatos: abuso de poder político (ao atacar as urnas eletrônicas em reunião com embaixadores) e econômico (ao usar atos do Bicentenário da Independência em 7 de setembro de 2022 com fins eleitorais).

Se o texto aprovado no Senado fosse mantido – especificamente a opção de contar o prazo a partir “da data da eleição na qual ocorreu a prática abusiva” –, a inelegibilidade de Bolsonaro seria contada a partir de 2 de outubro de 2022 (primeiro turno das eleições).

Assim, ele estaria elegível novamente em 2 de outubro de 2030, podendo registrar candidatura para disputar o primeiro turno previsto para 6 de outubro de 2030.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário