Skip to content Skip to footer

Vereador do PL de Piracicaba é investigado por posse de imagens de abuso infantil e responde a denúncias de crimes sexuais

O parlamentar está preso desde 9 de outubro após ser denunciado por seis mulheres por crimes sexuais, incluindo importunação sexual e estupro, supostamente ocorridos entre 2015 e 2018.

O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cássio Fala Pira, é alvo de um inquérito policial por posse de imagens de abuso sexual infantil na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

O parlamentar está preso desde 9 de outubro após ser denunciado por seis mulheres por crimes sexuais, incluindo importunação sexual e estupro, supostamente ocorridos entre 2015 e 2018.

A Delegacia Seccional de Piracicaba investiga o caso desde 2022, mas o vereador ainda não teria sido ouvido sobre as acusações. O celular do vereador foi apreendido para perícia.

A defesa alega que as imagens de abuso infantil foram encaminhadas ao parlamentar “no formato de denúncia contra outra pessoa”

Versão da defesa

O advogado José Osmir Bertazzoni afirmou ao Metrópoles que Cássio teria ido à Câmara Municipal para relatar o recebimento do material e anunciar que faria uma denúncia formal. Essa atitude, segundo o defensor, culminou na busca e apreensão do celular.

“O senhor Cássio é inocente e está sendo objeto de perseguição por motivos políticos. Ao final será comprovada a inocência dele”, declarou Bertazzoni, acrescentando que o “mal entendido” já teria sido esclarecido no inquérito, sob sigilo, sem “nenhuma consequência judicial”.

Dois dias após a prisão, o vereador foi afastado do cargo pela presidência da Câmara Municipal, com interrupção do salário. Cássio ingressou com ação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) pedindo a volta do pagamento, inclusive com correção monetária dos valores retidos desde a suspensão.

O afastamento foi determinado pelo presidente da Casa, vereador Rerlison Rezende (PSDB), e não por decisão judicial. A medida reflete a gravidade das acusações, que incluem tanto os crimes sexuais denunciados pelas seis mulheres quanto a investigação sobre material de abuso infantil.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

05 dez 2025

“Da Lata”: quando Fernanda Abreu ajudou a moldar o pop brasileiro

Álbum não apenas desafiou o status quo, mas abriu caminho para toda uma geração de artistas que, décadas depois, consolidariam o estilo musical
05 dez 2025

Jovem liderança LGBT de Santa Catarina prova que esquerda não tem que “falar manso” para furar bolha

Sem medo do debate, Jean Volpato se elegeu vereador com a maior votação da história do PT de Blumenau
06 dez 2025

USP é obrigada a entregar diploma para aluno acusado de racismo e importunação sexual

A corte paulista manteve o entendimento de que a sanção aplicada pela USP excedeu a gravidade dos fatos apontados no processo interno
06 dez 2025

Itália cria crime específico de feminicídio e impõe pena de prisão perpétua

A proposta, apresentada pelo governo e já aprovada pelo Senado meses antes, recebeu apoio unânime na Câmara, encerrando uma lacuna histórica na legislação penal
06 dez 2025

Visita sigilosa de Joesley Batista a Maduro agita bastidores diplomáticos

Fontes afirmam que Joesley tentou reforçar a mensagem do governo estadunidense pela renúncia pacífica de Maduro
06 dez 2025

Acervo inédito de Janis Joplin chega ao MIS em 2026

Mais de 300 itens ligados à artista, entre figurinos de palco, fotografias pouco conhecidas, manuscritos e objetos de uso pessoal, chegam ao Brasil
05 dez 2025

Vereadora bolsonarista do Paraná elogia ditadura e defende generais golpistas

Segundo parlamentar, militares “não deixaram o Brasil ser comunista”

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário