Skip to content Skip to footer

Vários países registram protestos após ataque de Israel contra flotilha humanitária

Flotilha humanitária
(Foto: Ansa/AFP)

O ataque de Israel contra embarcações que integravam uma flotilha com destino à Faixa de Gaza gerou forte reação em diferentes partes do mundo. Cerca de vinte barcos foram interceptados e levados a portos israelenses, e os ativistas a bordo permanecem detidos, o que desencadeou uma onda de manifestações globais.

Na Europa, milhares de pessoas foram às ruas em cidades como Roma, Atenas, Barcelona e Genebra. Na Itália, sindicatos chegaram a convocar uma greve geral contra o que chamaram de “ataque a navios civis”. Em Gênova, manifestantes bloquearam acessos da cidade em solidariedade aos cidadãos italianos que estavam na flotilha.

Na América Latina, protestos se espalharam por México, Colômbia, Argentina, Chile, Bolívia, Venezuela e Uruguai. Em Bogotá, centenas bloquearam ruas e o governo de Gustavo Petro elevou o tom: ordenou a saída da delegação diplomática israelense e anunciou o rompimento do acordo de livre comércio com o país. Outros governos latino-americanos também condenaram a operação, classificando-a como “violência inaceitável” ou até mesmo “ato de pirataria”.

Na Ásia, a Malásia criticou duramente a detenção de doze de seus cidadãos e acusou Israel de agir com intimidação e coerção. Já a Turquia denunciou o episódio como um “ato terrorista”.

Enquanto isso, novas mobilizações estão sendo convocadas para os próximos dias em diferentes países, mantendo a pressão internacional pela libertação dos ativistas. Ainda paira a incerteza sobre o destino da flotilha, batizada de Sumud, que tinha como objetivo levar ajuda humanitária a Gaza.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário