Skip to content Skip to footer

Vários países registram protestos após ataque de Israel contra flotilha humanitária

Flotilha humanitária
(Foto: Ansa/AFP)

O ataque de Israel contra embarcações que integravam uma flotilha com destino à Faixa de Gaza gerou forte reação em diferentes partes do mundo. Cerca de vinte barcos foram interceptados e levados a portos israelenses, e os ativistas a bordo permanecem detidos, o que desencadeou uma onda de manifestações globais.

Na Europa, milhares de pessoas foram às ruas em cidades como Roma, Atenas, Barcelona e Genebra. Na Itália, sindicatos chegaram a convocar uma greve geral contra o que chamaram de “ataque a navios civis”. Em Gênova, manifestantes bloquearam acessos da cidade em solidariedade aos cidadãos italianos que estavam na flotilha.

Na América Latina, protestos se espalharam por México, Colômbia, Argentina, Chile, Bolívia, Venezuela e Uruguai. Em Bogotá, centenas bloquearam ruas e o governo de Gustavo Petro elevou o tom: ordenou a saída da delegação diplomática israelense e anunciou o rompimento do acordo de livre comércio com o país. Outros governos latino-americanos também condenaram a operação, classificando-a como “violência inaceitável” ou até mesmo “ato de pirataria”.

Na Ásia, a Malásia criticou duramente a detenção de doze de seus cidadãos e acusou Israel de agir com intimidação e coerção. Já a Turquia denunciou o episódio como um “ato terrorista”.

Enquanto isso, novas mobilizações estão sendo convocadas para os próximos dias em diferentes países, mantendo a pressão internacional pela libertação dos ativistas. Ainda paira a incerteza sobre o destino da flotilha, batizada de Sumud, que tinha como objetivo levar ajuda humanitária a Gaza.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário