Skip to content Skip to footer

Vários países registram protestos após ataque de Israel contra flotilha humanitária

Flotilha humanitária
(Foto: Ansa/AFP)

O ataque de Israel contra embarcações que integravam uma flotilha com destino à Faixa de Gaza gerou forte reação em diferentes partes do mundo. Cerca de vinte barcos foram interceptados e levados a portos israelenses, e os ativistas a bordo permanecem detidos, o que desencadeou uma onda de manifestações globais.

Na Europa, milhares de pessoas foram às ruas em cidades como Roma, Atenas, Barcelona e Genebra. Na Itália, sindicatos chegaram a convocar uma greve geral contra o que chamaram de “ataque a navios civis”. Em Gênova, manifestantes bloquearam acessos da cidade em solidariedade aos cidadãos italianos que estavam na flotilha.

Na América Latina, protestos se espalharam por México, Colômbia, Argentina, Chile, Bolívia, Venezuela e Uruguai. Em Bogotá, centenas bloquearam ruas e o governo de Gustavo Petro elevou o tom: ordenou a saída da delegação diplomática israelense e anunciou o rompimento do acordo de livre comércio com o país. Outros governos latino-americanos também condenaram a operação, classificando-a como “violência inaceitável” ou até mesmo “ato de pirataria”.

Na Ásia, a Malásia criticou duramente a detenção de doze de seus cidadãos e acusou Israel de agir com intimidação e coerção. Já a Turquia denunciou o episódio como um “ato terrorista”.

Enquanto isso, novas mobilizações estão sendo convocadas para os próximos dias em diferentes países, mantendo a pressão internacional pela libertação dos ativistas. Ainda paira a incerteza sobre o destino da flotilha, batizada de Sumud, que tinha como objetivo levar ajuda humanitária a Gaza.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário