Skip to content Skip to footer

Vacina contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes pelo SUS

Vacina contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou, na última quarta-feira (3), a oferta gratuita da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite e responsável por cerca de 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. O primeiro lote, com mais de 670 mil doses, já foi distribuído para todos os estados e para o Distrito Federal.

O público-alvo prioritário são as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. A orientação é de uma dose única a cada nova gestação. A vacina protege os recém-nascidos, reduzindo hospitalizações e complicações graves. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% das grávidas elegíveis. Até 2027, a pasta prevê distribuir mais de 4 milhões de doses.

“Esse é mais um passo decisivo para proteger gestantes e recém-nascidos de uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal. A chegada dessa vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e com o cuidado integral das famílias brasileiras”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No Brasil, o VSR é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das ocorrências de pneumonia em crianças com menos de dois anos.

“A vacina é a base de tudo em relação à prevenção de infecções”, afirmou o ministro da Saúde, Nísia Trindade. Segundo ela, a expectativa é que, com maior disponibilidade, o público-alvo seja ampliado, incluindo também os idosos – grupo igualmente vulnerável ao vírus.

A incorporação ao calendário do SUS representa um avanço na proteção de recém-nascidos e grávidas, especialmente em períodos de sazonalidade do vírus, que costuma circular com mais intensidade no outono e inverno. A implantação ocorre de forma escalonada: enquanto alguns estados iniciaram a aplicação nesta quarta, outros, como Belo Horizonte (MG), começam a vacinação a partir da sexta-feira (4).

A inclusão da vacina foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) no final de 2024, após análise de evidências sobre sua eficácia e custo-efetividade. A expectativa é que a medida reduza significativamente a carga de internações pediátricas por infecções respiratórias graves em todo o país.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

05 dez 2025

“Da Lata”: quando Fernanda Abreu ajudou a moldar o pop brasileiro

Álbum não apenas desafiou o status quo, mas abriu caminho para toda uma geração de artistas que, décadas depois, consolidariam o estilo musical
05 dez 2025

Jovem liderança LGBT de Santa Catarina prova que esquerda não tem que “falar manso” para furar bolha

Sem medo do debate, Jean Volpato se elegeu vereador com a maior votação da história do PT de Blumenau
06 dez 2025

USP é obrigada a entregar diploma para aluno acusado de racismo e importunação sexual

A corte paulista manteve o entendimento de que a sanção aplicada pela USP excedeu a gravidade dos fatos apontados no processo interno
06 dez 2025

Itália cria crime específico de feminicídio e impõe pena de prisão perpétua

A proposta, apresentada pelo governo e já aprovada pelo Senado meses antes, recebeu apoio unânime na Câmara, encerrando uma lacuna histórica na legislação penal
06 dez 2025

Visita sigilosa de Joesley Batista a Maduro agita bastidores diplomáticos

Fontes afirmam que Joesley tentou reforçar a mensagem do governo estadunidense pela renúncia pacífica de Maduro
06 dez 2025

Acervo inédito de Janis Joplin chega ao MIS em 2026

Mais de 300 itens ligados à artista, entre figurinos de palco, fotografias pouco conhecidas, manuscritos e objetos de uso pessoal, chegam ao Brasil
05 dez 2025

Vereadora bolsonarista do Paraná elogia ditadura e defende generais golpistas

Segundo parlamentar, militares “não deixaram o Brasil ser comunista”

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário