Skip to content Skip to footer

União Brasil oficializa rompimento com governo Lula

(Foto: Kalina Maurer)

A Executiva Nacional do União Brasil decidiu nesta quinta-feira (18) acelerar a saída de seus filiados que ainda ocupam cargos no governo Lula. A medida, aprovada por unanimidade, dá prazo de 24 horas para que ministros e demais indicados entreguem os cargos. Quem não cumprir a determinação pode ser expulso da legenda.

O principal afetado é o ministro do Turismo, Celso Sabino, que recebeu o aviso formal do partido pela manhã, mas até agora não informou se pretende deixar o posto. Caso insista em permanecer, a sigla já sinalizou que abrirá processo sumário de expulsão e pode até intervir na direção estadual do partido no Pará, base eleitoral do ministro.

A decisão foi tomada em meio a uma polêmica envolvendo o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. Reportagem do ICL e do UOL trouxe acusações de que ele seria proprietário de aeronaves ligadas a operações do PCC. Rueda nega qualquer ligação com a facção criminosa.

Nos bastidores, dirigentes do partido veem a publicação como uma ação articulada pelo Palácio do Planalto, já que um dos jornalistas envolvidos mantém programa na TV Brasil. Em nota, o União Brasil afirmou que a “coincidência” reforça a percepção de uso político da máquina pública para desgastar a sigla, que recentemente rompeu com o governo.

O movimento ocorre logo após a formalização da federação partidária com o PP, batizada de União Progressista. O novo bloco já decidiu entregar os cargos no Executivo e deve caminhar junto em 2026, possivelmente apoiando a candidatura presidencial do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além de Sabino, outro ministro em situação semelhante é André Fufuca (PP), que comanda a pasta do Esporte e também terá de deixar o governo.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

24 set 2025

Com atraso, Tarcísio admite que manifestações contra “PEC da Bandidagem” refletem vontade popular

Apesar do discurso, 93% dos deputados do Republicanos, partido de Tarcísio, votou a favor da PEC
24 set 2025

Senado atropela Câmara e aprova isenção de IR até R$ 5 mil

Texto relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-PE), em resposta à demora dos deputados em votar a matéria
24 set 2025

Após manifestações, Senado enterra de vez a “PEC da Bandidagem”

Patrocinada pelo Centrão e bolsonaristas, proposta foi barrada após protestos do último domingo em todas as capitais
24 set 2025

Dívida de Minas Gerais aumenta mais de 60% no governo Zema

Total da dívida de Minas chegou a quase R$ 200 bilhões com governador do Novo no poder
24 set 2025

Sete dos nove limites planetários da Terra já foram ultrapassados

Criados em 2009, esses limites servem como alerta para cientistas e governos sobre os riscos de colapso ambiental

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário