Skip to content Skip to footer

Unanimidade no STF: Bolsonaro permanece preso

Bolsonaro
(Foto: Antonio Augusto/STF)

A Primeira Turma do Supremo decidiu, nesta segunda-feira (24), que Jair Bolsonaro continuará em prisão preventiva. O ex-presidente, detido no sábado (22) e levado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, teve a situação confirmada por unanimidade. Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia endossaram o voto do relator Alexandre de Moraes e mantiveram a medida.

A decisão confirma a avaliação de Moraes de que Bolsonaro representava risco de fuga e descumpria medidas impostas pelo Supremo. A gota d’água para o pedido de prisão foi a violação da tornozeleira eletrônica, danificada durante a madrugada do último sábado (22), em horário registrado pelo sistema de monitoramento.

Assim sendo, a convocação de uma vigília organizada pelo filho do ex-presidente, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na noite anterior, foi interpretada como possível estratégia para facilitar a fuga, em meio ao avanço da ação penal que investiga a trama golpista. Moraes destacou que Bolsonaro já havia descumprido outras imposições, como a proibição de manter contatos políticos ou falar publicamente sobre o processo.

Enquanto segue preso preventivamente, medida que não tem prazo definido, mas precisa ser reavaliada a cada 90 dias, o processo principal está na etapa final de recursos. Os primeiros embargos de declaração foram rejeitados pela Turma, e as defesas têm até hoje (24) para apresentar novas considerações. Ainda existe a possibilidade de embargos infringentes, mas eles só são admitidos quando há 2 votos pela absolvição, o que não ocorreu.

Quando não restarem mais recursos, a condenação transitará em julgado. Nesse momento, a prisão preventiva deixa de valer e dá lugar ao início do cumprimento da pena, que será executada conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes. Até lá, Bolsonaro permanece sob custódia da Polícia Federal.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário