Skip to content Skip to footer

Tumulto na USP termina em agressões durante visita de grupo conservador

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Um novo episódio de confronto ocorreu na USP (Universidade de São Paulo) na sexta-feira (5), envolvendo militantes da União Conservadora, grupo de jovens de direita, e alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). A confusão terminou com um estudante mordido e, em resposta, um integrante do movimento sendo agredido.

De acordo com testemunhas, os militantes entraram no prédio da faculdade e arrancaram cartazes que, segundo eles, seriam “propaganda política comunista”. O ato gerou discussões acaloradas com graduandos da instituição. Em meio à confusão, vídeos registraram o momento em que Mario Fortes, presidente da União Conservadora, mordeu um estudante. Procurado, ele não respondeu aos contatos da imprensa.

A reação dos alunos foi imediata. As imagens mostram militantes sendo expulsos a socos e pontapés, com um deles correndo e caindo ao ser perseguido por estudantes. Esse já é o oitavo episódio do tipo registrado somente em 2025, sempre na mesma unidade da USP. Na véspera, quinta-feira (4), o grupo já havia feito uma incursão semelhante.

A União Conservadora afirma que suas visitas têm caráter de fiscalização, justificando a retirada de cartazes como uma forma de questionar o uso do espaço público para manifestações políticas. Em entrevista recente, o presidente da entidade disse que o objetivo não é gerar tumulto, mas que a reação dos estudantes seria “excessivamente agressiva”. O movimento tem ganhado força nos últimos meses, ampliando o número de integrantes e recebendo apoio de padrinhos políticos. A meta, segundo seus líderes, é formar jovens conservadores e lançá-los futuramente em disputas eleitorais.

A direção da FFLCH, no entanto, enxerga os episódios como invasões. Em junho, o diretor Adriano Fanjul denunciou o caso à Procuradoria-Geral da USP, pedindo medidas para impedir novas ocorrências, mas até agora não houve providências concretas.

Em nota conjunta, diretório e centros acadêmicos da universidade afirmaram preocupação com a “imobilidade da reitoria frente a esses ataques”, alertando que a falta de ação estaria colocando os estudantes em risco.

Bookmark

Mais Matérias

Conflito de versões desamarra uma narrativa até então coesa
06 set 2025
Música faz parte do álbum composto por eles, “A Universa Me Sorriu – Minhas Canções Com Ronaldo Bastos”, que será lançado dia 26 de setembro
06 set 2025
Mostra conecta o cinema brasileiro à produção internacional, com destaque para a América Latina, e acontece em oito espaços culturais da cidade
06 set 2025
Filme estreia nas salas brasileiras no dia 11 de setembro após conquistar cinco candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
05 set 2025
Em apenas oito meses deste ano, despesa de parlamentares de Apucarana com viagens custou R$ 479 mil aos cofres públicos

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário