O presidente dos Estados Unidos Donald Trump comentou em sua rede social, a “Truth Social”, que a conversa com Lula nesta segunda-feira (06) foi “um bom telefonema” e que eles devem se encontrar pessoalmente em breve. No papo por telefone, o presidente brasileiro pediu o fim do “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, articuladas pela família Bolsonaro.
“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países”, declarou o norte-americano. “Nós teremos novas discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação telefônica — nossos países irão muito bem juntos!”, escreveu Trump.
- Lula conversa com Trump e pede fim de sobretaxas
- Eduardo Bolsonaro atua nos bastidores para sabotar possível encontro entre Lula e Trump
- SENTIU: Eduardo Bolsonaro tenta minimizar encontro de Lula e Trump
Lula sugeriu que o encontro aconteça na Cúpula da Asean, na Malásia, que está marcada para o final de outubro. O presidente brasileiro também reiterou o convite para que Trump venha ao Brasil para a COP30, em Belém, em novembro. Lula também afirmou que está disposto a um encontro nos Estados Unidos.
A conversa amistosa entre os dois presidentes é uma derrota para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vinha trabalhando para impedir a aproximação entre eles. Eduardo vive nos Estados Unidos desde fevereiro, onde tem buscado sanções contra o Brasil para tentar salvar seu pai, Jair Bolsonaro, que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar a trama golpista.
Bookmark