Skip to content Skip to footer

Trump reage à condenação de Bolsonaro no STF

(Foto: Getty Images/Reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado nesta quinta-feira (11) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo da chamada “trama golpista”. A decisão atingiu também outros sete réus, incluindo ex-ministros, ex-comandantes militares e aliados próximos do ex-presidente. A definição das penas deve ocorrer nesta sexta-feira (12).

Entre os condenados estão figuras de peso, como o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-chefe da Casa Civil Braga Netto, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Também foram punidos Alexandre Ramagem, hoje deputado federal, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens que colaborou com as investigações.

O julgamento dividiu votos em alguns pontos, mas formou maioria para reconhecer crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado democrático de direito. Apenas o ministro Luiz Fux divergiu em parte das acusações.

Enquanto a decisão repercutia no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou surpresa e descontentamento. Ao deixar a Casa Branca em direção a Nova York, ele afirmou que a condenação de Bolsonaro lembra os processos que enfrenta em seu próprio país.

Achei que ele foi um bom presidente do Brasil. É surpreendente que isso esteja acontecendo

disse.

A fala ocorre em meio a um cenário de tensões entre Washington e Brasília. Em julho, Trump já havia imposto tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando perseguição política a Bolsonaro. Nesta semana, a Casa Branca voltou a endurecer o discurso ao mencionar até a possibilidade de “uso de meios militares” em defesa da liberdade de expressão.

O Itamaraty respondeu em nota, rejeitando qualquer ameaça externa contra a democracia brasileira.

Bookmark

Mais Matérias

13 set 2025
Os democratas sustentam que a medida comercial de Trump rompeu as relações entre os dois países “para defender seu colega golpista
13 set 2025
O governador classificou o crime como um “ataque aos nossos ideais”
13 set 2025
O parecer técnico destacou omissões de informações por parte do governo estadual, entre outros problemas
A afirmação da magistrada confronta a posição confusa e sem nexo de seu colega de toga, Luiz Fux
13 set 2025
Dividida em duas partes, a programação é totalmente dedicada à música popular brasileira

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário