Skip to content Skip to footer

Trump quer escolher aquilo que será exibido em museus estadunidenses

Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. (Foto: Michael Reynolds/EFE)

A administração do presidente Donald Trump determinou uma avaliação rigorosa das exposições dos principais museus de Washington, com o objetivo de garantir que estejam alinhados com sua visão de “excepcionalismo americano” e eliminem narrativas consideradas “divisórias ou partidárias”. Basicamente, o presidente dá mais um passo revisionista e ditatorial em seu mandato.

Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. A medida afetará oito museus administrados pela renomada Smithsonian Institution, incluindo o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e o Museu Nacional do Indígena Americano.

Segundo uma carta oficial publicada no site da Casa Branca, a análise vai abranger exposições e textos (contexto histórico e tom das informações) materiais educacionais (incluindo conteúdo digital); programação e conservação de acervos.

O objetivo declarado é “restaurar a confiança” nessas organizações, eliminando perspectivas que a administração considera políticas ou controversas.

As instituições estadunidenses seguem inertes diante do autoritarismo trumpista naquela que é risivelmente chamada de “maior democracia do mundo”

Bookmark

Mais Matérias

16 ago 2025
Proposta prevê a obrigatoriedade de vinculação de um responsável legal à conta de usuários de até 16 anos e a exigência de instrumentos de controle parental
16 ago 2025
Projeto reforça a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
16 ago 2025
Durante evento, Lula afirmou que a relação do Brasil com Cuba é pautada pelo respeito
16 ago 2025
A mostra inédita do artista brasileiro Neto Vettorello pode ser visitada até o final de agosto, na Barleria
15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário