Skip to content Skip to footer

Trump quer escolher aquilo que será exibido em museus estadunidenses

Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. (Foto: Michael Reynolds/EFE)

A administração do presidente Donald Trump determinou uma avaliação rigorosa das exposições dos principais museus de Washington, com o objetivo de garantir que estejam alinhados com sua visão de “excepcionalismo americano” e eliminem narrativas consideradas “divisórias ou partidárias”. Basicamente, o presidente dá mais um passo revisionista e ditatorial em seu mandato.

Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. A medida afetará oito museus administrados pela renomada Smithsonian Institution, incluindo o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e o Museu Nacional do Indígena Americano.

Segundo uma carta oficial publicada no site da Casa Branca, a análise vai abranger exposições e textos (contexto histórico e tom das informações) materiais educacionais (incluindo conteúdo digital); programação e conservação de acervos.

O objetivo declarado é “restaurar a confiança” nessas organizações, eliminando perspectivas que a administração considera políticas ou controversas.

As instituições estadunidenses seguem inertes diante do autoritarismo trumpista naquela que é risivelmente chamada de “maior democracia do mundo”

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário