Skip to content Skip to footer

Trump quer escolher aquilo que será exibido em museus estadunidenses

Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. (Foto: Michael Reynolds/EFE)

A administração do presidente Donald Trump determinou uma avaliação rigorosa das exposições dos principais museus de Washington, com o objetivo de garantir que estejam alinhados com sua visão de “excepcionalismo americano” e eliminem narrativas consideradas “divisórias ou partidárias”. Basicamente, o presidente dá mais um passo revisionista e ditatorial em seu mandato.

Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. A medida afetará oito museus administrados pela renomada Smithsonian Institution, incluindo o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e o Museu Nacional do Indígena Americano.

Segundo uma carta oficial publicada no site da Casa Branca, a análise vai abranger exposições e textos (contexto histórico e tom das informações) materiais educacionais (incluindo conteúdo digital); programação e conservação de acervos.

O objetivo declarado é “restaurar a confiança” nessas organizações, eliminando perspectivas que a administração considera políticas ou controversas.

As instituições estadunidenses seguem inertes diante do autoritarismo trumpista naquela que é risivelmente chamada de “maior democracia do mundo”

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário