Skip to content Skip to footer

Trump anuncia novas tarifas de até 100% para produtos farmacêuticos, caminhões pesados e outros setores

trump-tarifas-alfandegárias
(Foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

Em movimento com impactos comerciais globais, o presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (25) a imposição de tarifas alfandegárias sobre importações de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos para cozinha e banheiro, com vigência a partir de 1º de outubro. As alíquotas variam de 25% a 100%, justificadas por Trump como necessárias para proteger a indústria nacional e por “razões de segurança nacional“.

Setores afetados e valores

  • Produtos farmacêuticos: tarifa de 100% sobre medicamentos patenteados, exceto se o fabricante estiver construindo fábricas nos EUA.
  • Armários de cozinha e banheiro: tarifa de 50%.
  • Móveis e estofados: tarifa de 30%.
  • Caminhões pesados: tarifa de 25%.

Detalhes por segmento

Farmacêutico


A tarifa de 100% gerou reação imediata da Associação de Pesquisa e Fabricantes de Produtos Farmacêuticos (PhRMA), que destacou que 47% dos ingredientes farmacêuticos consumidos nos EUA são importados, majoritariamente da Europa. A medida pode afetar empresas como a dinamarquesa Novo Nordisk, cujo CEO, Mike Doustdar, afirmou que avalia o impacto considerando o acordo comercial UE-EUA.

Caminhões pesados


A tarifa de 25% visa proteger fabricantes como Peterbilt e Freightliner, mas tende a impactar relações comerciais com o México – principal exportador de caminhões médios e pesados para os EUA. Empresas como a Stellantis (fabricante da Ram) e a sueca Volvo, que constrói uma fábrica de US$ 700 milhões no México, podem ser afetadas.

Móveis e armários


As taxas de 30% a 50% foram definidas para conter o que Trump classificou como “inundação” de produtos estrangeiros, embora especialistas apontem riscos de aumento de preços para o consumidor americano.


O anúncio surge semanas após a consolidação de um acordo UE-EUA que reduziu tarifas mútuas em diversos setores, levantando questionamentos sobre sua compatibilidade com as novas medidas. Analistas avaliam que a decisão pode acirrar tensões comerciais e desafiar dinâmicas de cadeias produtivas consolidadas.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário