Skip to content Skip to footer

Trump ameaça cassar licenças de TVs críticas ao governo

(Foto: Mandel Ngan/AFP)

O presidente estadunidense Donald Trump retomou os ataques à imprensa na quinta-feira (18). Ele afirmou que pode defender a cassação de licenças de emissoras de TV que, segundo sua avaliação, adotam posição contrária ao governo. A declaração foi feita um dia após a rede ABC suspender o programa do humorista Jimmy Kimmel.

Sem apresentar provas, Trump disse ter lido que 97% das redes de televisão americanas se opuseram a ele nas eleições de 2024.

Mesmo assim, venci com facilidade. Talvez a licença deles devesse ser retirada

afirmou.

O presidente mencionou Brendan Carr, chefe da Comissão Federal de Comunicações (FCC), como possível responsável por avaliar a medida.

Carr, em entrevista a um podcast conservador, criticou a mídia tradicional, classificou Kimmel como “sem talento” e defendeu mudanças nas regras que regulam transmissões. Para ele, as emissoras têm falhado em cumprir a obrigação de agir em “interesse público”, permitindo distorções e fraudes na cobertura jornalística.

Essa não é a primeira vez que Trump ameaça grandes redes. No final de agosto, Trump direcionou críticas às redes ABC e NBC, alegando que ambas atuam como extensões do Partido Democrata. Nos últimos meses, o presidente também abriu processos milionários contra jornais como The New York Times e The Wall Street Journal, em razão de reportagens que o relacionavam a polêmicas envolvendo Jeffrey Epstein e criptomoedas.

A reação não tardou. Kamala Harris, ex-vice-presidente e sua adversária na última disputa presidencial, afirmou nas redes que as falas de Trump representam um “abuso de poder flagrante” e um ataque direto à liberdade de expressão.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário