Skip to content Skip to footer

Tribunal da UE garante reconhecimento de casamento homoafetivo em todos os países do bloco

Tribunal da UE garante reconhecimento de casamento homoafetivo em todos os países do bloco

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TUE) decidiu nesta terça-feira (25) que o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecido em todos os países do bloco, mesmo naqueles onde a união homoafetiva não é legalmente permitida. A decisão histórica estabelece que os Estados-membros não podem recusar a transcrição de certidões de casamento emitidas em outros países da UE.

O caso que motivou o veredicto envolvia um casal de homens poloneses que se casou na Alemanha – onde o casamento igualitário é legal desde 2017. Ao retornarem à Polônia, as autoridades locais se recusaram a reconhecer a certidão matrimonial alemã.

Em seu julgamento, o tribunal afirmou que a negativa polonesa “infringe não apenas a liberdade de locomoção e residência, mas também o direito fundamental ao respeito pela vida privada e familiar”.

A corte destacou que “quando constituem uma vida familiar num Estado-membro de acolhimento, em particular por força do casamento, os cidadãos devem ter a certeza de poder dar continuidade a essa vida familiar ao regressarem ao seu Estado-membro de origem”.

Atualmente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo permanece proibido pelas constituições de cinco países da UE: Bulgária, Croácia, Hungria, Letônia e Lituânia. Outras nações, como Itália e República Tcheca, permitem apenas uniões civis – que não concedem os mesmos direitos do casamento, como adoção conjunta ou acesso à fertilização in vitro.

A Polônia, onde o casamento igualitário não é explicitamente proibido pela constituição, mas também não é reconhecido legalmente, representa um caso particular no bloco. A decisão do TUE deve impactar diretamente as políticas migratórias e de reconhecimento documental em todo o território da União Europeia.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário