Skip to content Skip to footer

Trabalho infantil cai mais entre beneficiários do Bolsa Família, aponta IBGE

(Foto: Lyon Santos/MDS)

O percentual de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil caiu mais fortemente entre os beneficiários do Bolsa Família, de acordo com edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2024, nos domicílios que recebem o benefício, o índice de trabalho infantil entre pessoas de 5 a 17 anos é de 5,2%, o equivalente a 717 mil crianças e adolescentes. Embora ainda seja superior à média nacional de 4,3% (1,65 milhão de pessoas), a diferença entre os dois grupos vem diminuindo consistentemente.

Redução histórica da desigualdade


A evolução dos dados mostra uma significativa convergência entre os indicadores:

  • Em 2016: trabalho infantil atingia 7,3% entre beneficiários do Bolsa Família, contra 5,2% na média nacional – uma diferença de 2,1 pontos percentuais.
  • Em 2024: a diferença cai para 0,9 ponto percentual (5,2% contra 4,3%), o menor patial já registrado.

Impacto do programa de transferência de renda


Os dados incluem informações do período de 2021 ao início de 2023, quando o programa operou sob o nome “Auxílio Brasil”. A pesquisa sugere que a estabilidade da renda proporcionada pelo benefício tem contribuído para reduzir a necessidade de crianças e adolescentes complementarem a renda familiar com trabalho.

Contexto nacional


ApesaR do avanço, o trabalho infantil permanece como um desafio significativo no Brasil, com 1,65 milhão de crianças e adolescentes nessa situação. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera o trabalho infantil uma violação de direitos humanos que prejudica o desenvolvimento educacional e psicológico.

O IBGE destaca que a pesquisa fornece evidências importantes para o aprimoramento de políticas públicas de combate ao trabalho infantil, particular em comunidades economicamente vulneráveis.

*Matéria originalmente publicada na Agência Brasil

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário