Skip to content Skip to footer

Trabalho infantil cai mais entre beneficiários do Bolsa Família, aponta IBGE

(Foto: Lyon Santos/MDS)

O percentual de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil caiu mais fortemente entre os beneficiários do Bolsa Família, de acordo com edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2024, nos domicílios que recebem o benefício, o índice de trabalho infantil entre pessoas de 5 a 17 anos é de 5,2%, o equivalente a 717 mil crianças e adolescentes. Embora ainda seja superior à média nacional de 4,3% (1,65 milhão de pessoas), a diferença entre os dois grupos vem diminuindo consistentemente.

Redução histórica da desigualdade


A evolução dos dados mostra uma significativa convergência entre os indicadores:

  • Em 2016: trabalho infantil atingia 7,3% entre beneficiários do Bolsa Família, contra 5,2% na média nacional – uma diferença de 2,1 pontos percentuais.
  • Em 2024: a diferença cai para 0,9 ponto percentual (5,2% contra 4,3%), o menor patial já registrado.

Impacto do programa de transferência de renda


Os dados incluem informações do período de 2021 ao início de 2023, quando o programa operou sob o nome “Auxílio Brasil”. A pesquisa sugere que a estabilidade da renda proporcionada pelo benefício tem contribuído para reduzir a necessidade de crianças e adolescentes complementarem a renda familiar com trabalho.

Contexto nacional


ApesaR do avanço, o trabalho infantil permanece como um desafio significativo no Brasil, com 1,65 milhão de crianças e adolescentes nessa situação. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera o trabalho infantil uma violação de direitos humanos que prejudica o desenvolvimento educacional e psicológico.

O IBGE destaca que a pesquisa fornece evidências importantes para o aprimoramento de políticas públicas de combate ao trabalho infantil, particular em comunidades economicamente vulneráveis.

*Matéria originalmente publicada na Agência Brasil

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário