Skip to content Skip to footer

Tiago Santineli tem visto americano revogado após piada com supremacista branco Charlie Kirk

Tiago Santineli tem visto americano revogado após piada com supremacista branco Charlie Kirk

Em um caso que mostra que a liberdade de expressão é um engodo na autodenominada “maior democracia do mundo”, o humorista brasileiro Tiago Santineli anunciou nesta quarta-feira (1º) que teve seu visto de entrada nos Estados Unidos revogado pelas autoridades estadunidenses. O motivo estaria relacionado a uma publicação em que ele fez piadas sobre a morte do supremacista branco Charlie Kirk.

Santineli, que atualmente se apresenta em Portugal, relatou que sua produção recebeu uma notificação formal por e-mail da Embaixada dos Estados Unidos comunicando a revogação. “Fui livre para fazer shows aqui e hoje, aqui em Portugal, minha produção recebeu um e-mail da Embaixada dos Estados Unidos dizendo que meu visto foi revogado”, afirmou o comediante.

O humorista ironizou a situação, questionando o conceito dos EUA como “terra da liberdade”. “Eu sou o primeiro comediante do mundo banido dos EUA por causa de piada. E aí? Cadê a terra da liberdade de expressão irrestrita?”, provocou.

O episódio que desencadeou a revogação foi uma publicação em que Santineli compartilhou uma imagem com a legenda “1 Charlie Kirk vs. 30 balas” e comentou: “Na primeira ele já perdeu o debate”. A piada, que fazia referência a vídeos de debates que viralizam no YouTube, gerou forte reação de apoiadores do ativista, que massivamente compartilharam e marcaram perfis oficiais da diplomacia norte-americana.

A mobilização online, capitaneada por perfis de extrema-direita, atingiu proporções tão significativas que chegou a receber resposta do diplomata Christopher Landau, que replicou uma mensagem com um símbolo do governo dos EUA, em aparente tom de apoio à medida.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário