Skip to content Skip to footer

Tiago Santineli tem visto americano revogado após piada com supremacista branco Charlie Kirk

Tiago Santineli tem visto americano revogado após piada com supremacista branco Charlie Kirk

Em um caso que mostra que a liberdade de expressão é um engodo na autodenominada “maior democracia do mundo”, o humorista brasileiro Tiago Santineli anunciou nesta quarta-feira (1º) que teve seu visto de entrada nos Estados Unidos revogado pelas autoridades estadunidenses. O motivo estaria relacionado a uma publicação em que ele fez piadas sobre a morte do supremacista branco Charlie Kirk.

Santineli, que atualmente se apresenta em Portugal, relatou que sua produção recebeu uma notificação formal por e-mail da Embaixada dos Estados Unidos comunicando a revogação. “Fui livre para fazer shows aqui e hoje, aqui em Portugal, minha produção recebeu um e-mail da Embaixada dos Estados Unidos dizendo que meu visto foi revogado”, afirmou o comediante.

O humorista ironizou a situação, questionando o conceito dos EUA como “terra da liberdade”. “Eu sou o primeiro comediante do mundo banido dos EUA por causa de piada. E aí? Cadê a terra da liberdade de expressão irrestrita?”, provocou.

O episódio que desencadeou a revogação foi uma publicação em que Santineli compartilhou uma imagem com a legenda “1 Charlie Kirk vs. 30 balas” e comentou: “Na primeira ele já perdeu o debate”. A piada, que fazia referência a vídeos de debates que viralizam no YouTube, gerou forte reação de apoiadores do ativista, que massivamente compartilharam e marcaram perfis oficiais da diplomacia norte-americana.

A mobilização online, capitaneada por perfis de extrema-direita, atingiu proporções tão significativas que chegou a receber resposta do diplomata Christopher Landau, que replicou uma mensagem com um símbolo do governo dos EUA, em aparente tom de apoio à medida.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário