Skip to content Skip to footer

Tiago Santineli tem visto americano revogado após piada com supremacista branco Charlie Kirk

Tiago Santineli tem visto americano revogado após piada com supremacista branco Charlie Kirk

Em um caso que mostra que a liberdade de expressão é um engodo na autodenominada “maior democracia do mundo”, o humorista brasileiro Tiago Santineli anunciou nesta quarta-feira (1º) que teve seu visto de entrada nos Estados Unidos revogado pelas autoridades estadunidenses. O motivo estaria relacionado a uma publicação em que ele fez piadas sobre a morte do supremacista branco Charlie Kirk.

Santineli, que atualmente se apresenta em Portugal, relatou que sua produção recebeu uma notificação formal por e-mail da Embaixada dos Estados Unidos comunicando a revogação. “Fui livre para fazer shows aqui e hoje, aqui em Portugal, minha produção recebeu um e-mail da Embaixada dos Estados Unidos dizendo que meu visto foi revogado”, afirmou o comediante.

O humorista ironizou a situação, questionando o conceito dos EUA como “terra da liberdade”. “Eu sou o primeiro comediante do mundo banido dos EUA por causa de piada. E aí? Cadê a terra da liberdade de expressão irrestrita?”, provocou.

O episódio que desencadeou a revogação foi uma publicação em que Santineli compartilhou uma imagem com a legenda “1 Charlie Kirk vs. 30 balas” e comentou: “Na primeira ele já perdeu o debate”. A piada, que fazia referência a vídeos de debates que viralizam no YouTube, gerou forte reação de apoiadores do ativista, que massivamente compartilharam e marcaram perfis oficiais da diplomacia norte-americana.

A mobilização online, capitaneada por perfis de extrema-direita, atingiu proporções tão significativas que chegou a receber resposta do diplomata Christopher Landau, que replicou uma mensagem com um símbolo do governo dos EUA, em aparente tom de apoio à medida.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário