Skip to content Skip to footer

Tarcísio de Freitas assume vassalagem a Bolsonaro no 7 de setembro

(Foto: Uol Notícias/Reprodução)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), provavelmente irá concorrer à Presidência em 2026, alinhando-se publicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e resolveu fazer cosplay de Bolsonaro, assumindo um tom cada vez mais radical contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante evento do Sete de Setembro na Avenida Paulista, no domingo (7), Tarcísio dirigiu críticas duras ao ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “tirano” — um movimento interpretado por ministros do STF como parte de uma estratégia eleitoral negociada com Bolsonaro.

Essa guinada no discurso é vista com ressalvas até por aliados anteriores no Supremo, que avaliam que Tarcísio estaria praticando uma espécie de “vassalagem” política em troca do apoio bolsonarista. Além do alinhamento ideológico, críticos apontam contradições em sua postura diante de medidas dos Estados Unidos que prejudicam economicamente o Brasil — com São Paulo sendo um dos estados mais afetados.

Segundo relatos de um aliado próximo do governador, sua candidatura já está em movimento, articulada pelo presidente do PP, Ciro Nogueira. A principal resistência interna não viria de Jair Bolsonaro, mas de Eduardo Bolsonaro. Ainda assim, a expectativa é que o nome de Tarcísio seja imposto “goela abaixo” com o respaldo do centrão.

Caso confirme a candidatura — hipótese reforçada por Valdemar Costa Neto, presidente do PL —, Tarcísio deve migrar para o PL, e a vice-presidência da chapa será negociada com a federação PP-União Brasil. A composição da chapa seguiria, portanto, a lógica de ampla coalizão de direita, com o objetivo de unificar o eleitorado bolsonarista e conquistar o centro.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário