A Supercombo coloca o álbum Caranguejo no centro dos palcos: a banda anuncia a turnê que já tem 17 datas em cidades brasileiras, na icônica Ópera de Arame e apresenta ao vivo o novo trabalho — um disco que resgata a essência do rock da banda, flerta com ritmos brasileiros e brinca com sonoridades inesperadas.
Inspirado por um comentário bem-humorado feito durante a pré-produção — “algumas de nossas canções pareciam um caranguejo, que iam para um lado e depois para o outro” — o animal virou símbolo e título do álbum, aparecendo como protagonista na capa e no clipe do single. Como definiu Leo Ramos, a ideia caiu como uma luva para o processo criativo no “incrível mundo na zoeira”.
O disco abre com o rock direto de “A Transmissão”, que remete aos primeiros registros da banda, e segue passeando pela versatilidade já típica do Supercombo — caso de “Piseiro Black Sabbath”, single divertido que nasceu de uma gravação quase improvisada, “gravando todo mundo na mesma sala, no mesmo estúdio”. Sobre essa experiência, a baixista e vocalista Carol Navarro conta:
Começamos a experimentar uns ritmos brasileiros, o piseiro ficou bom e fomos encaixando a música.
Em Caranguejo a banda alterna momentos de peso — como a irônica “Hoje Eu Tô Zen”, cujo refrão quase gritado contrasta com a letra — com faixas pop/rock de refrão pegajoso como “Alento” (escrita por Leo para sua filha). Há ainda baladas introspectivas como “Testa”, passagens com DNA oitentista em “Nossas Pitangas” e a narrativa metafórica de “Alfaiate”, que fecha o álbum.
Produzido com cuidado e recursos eletrônicos mais presentes do que em trabalhos anteriores, Caranguejo teve a co-produção e a pós-produção do jovem produtor Victor de Souza, o Jotta.
Ele transita muito nesse universo do pop, do hiperpop e da música urbana. O trabalho que fizemos juntos foi fundamental para esse resultado.
Pensado como um projeto em duas partes, o álbum foi organizado de modo que as músicas de uma face conversem com as da outra — uma decisão da banda para dar tempo de atenção às canções em uma era imediatista.
A primeira parte de Caranguejo é para ser saboreada com tempo e atenção a todos os detalhes — e depois fica a expectativa do que virá em 2026
complementa André Dea.
A turnê promete levar ao público a pluralidade sonora do álbum e de clássicos conhecidos da banda: riffs de guitarra, experimentos rítmicos, refrões para cantar junto e a entrega visceral que é marca registrada da Supercombo.
Ingressos e informações
Ingressos disponíveis — Articket.com.br
DATA: 12/10/25
CIDADE: Curitiba
LOCAL: ÓPERA DE ARAME -Rua João Gava, 920, Abranches – Curitiba – PR
Bookmark