Skip to content Skip to footer

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Foto: Mateus Tropo.

Deriva, espetáculo que celebra os 18 anos de trajetória da Súbita Companhia, volta aos palcos em curta temporada no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba. A peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca. 

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro 1h antes das sessões e no sábado a peça terá tradução em Libras. Nessa temporada, a Companhia promove também uma oficina de Criação Coletiva, que será ministrada pelos dramaturgos autores de Deriva, Maíra Lour e Pablito Kucarz.

“DERIVA” é um convite a percorrer o centro histórico da cidade, capturando a fúria, a beleza e as contradições do espaço urbano. A peça se monta nas relações entre o corpo, a palavra e as imagens, refletindo sobre como a cidade nos atravessa e como o corpo se torna um território de experiências em meio à pressa contemporânea.

A dramaturgia é resultado de uma pesquisa aprofundada do grupo, que utilizou o pensamento do geógrafo Milton Santos (“O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”) como ponto de partida para leituras e vivências urbanas. A pesquisa de linguagem cênica da Súbita Companhia considera o corpo como lugar de atravessamento de questões poéticas, políticas e estéticas. É a partir do corpo que o grupo entende a criação em dramaturgia e encenação contemporâneas e assim traça interesses e desejos artísticos. 

O projeto, realizado através do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, tem direção de Maíra Lour e traz no elenco Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.

Sobre a Súbita Companhia:

A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas com sede em Curitiba/PR, que cria espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. A companhia desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco nos estudos do corpo e do movimento, sempre com interesse em estabelecer um lugar de criação e experimentação com outros artistas e companhias nacionais e internacionais para seguir atualizando desejos e modos de fazer teatro.

A trajetória do grupo conta com 18 peças, 3 cenas curtas, 8 curta metragens, 11 publicações em dramaturgia, além de eventos de formação artística e inúmeros workshops, residências, temporadas, circulações e participações em eventos culturais e festivais. 

Em 2025 a súbita completa 18 anos de atuação no cenário cultural e se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho artístico em produções e ações de formação e fomento às artes cênicas. No biênio 2024-2025, as ações da companhia contam com o apoio da Funarte, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas – Grupos e Coletivos.

Serviço:

Espetáculo DERIVA, da Súbita Companhia

  • Datas e Horários:

31/10 (Sexta-feira): 20h

01/11 (Sábado): 20h (Com LIBRAS)

02/11 (Domingo): 18h

  • Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – Curitiba/PR)
  • Entrada: Gratuita. Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Oficina CRIAÇÃO COLETIVA

  • Com: Maíra Lour e Pablito Kucarz
  • Data e Horário: 01/11 (Sábado), das 14h às 18h
  • Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – Curitiba/PR)
  • Inscrições gratuitas até 28/10, através do link  

Acompanhe: www.subitacompanhia.com.br | @subitacompanhia

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

16 dez 2025

Frente de parlamentares lança articulação nacional pela Tarifa Zero nesta semana

Frente Nacional de Parlamentares em Defesa da Tarifa Zero traz a promessa de tirar o transporte público do balcão de negócios e recolocar a mobilidade no campo
16 dez 2025

Sentiu: após ofensas machistas, Zezé Di Camargo pede desculpas à família de Silvio Santos

Sertanejo afirma que ao usar o termo “prostituindo” contra as filhas de Silvio, não pretendia “desrespeitá-las”
16 dez 2025

Silvio Santos elogiava Lula e se dizia “office boy de luxo do governo”

Durante os primeiros governo Lula, o apresentador manteve com o petista relações marcadas por cordialidade

Peritos da PF vão checar saúde de Bolsonaro nesta quarta-feira (16)

Exame vai determinar se STF autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia recomendada pelos médicos dele
16 dez 2025

Hipocrisia: em dez anos, Zezé Di Camargo recebeu R$ 32 milhões de dinheiro público

Valores incluem contratos via Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc, emendas parlamentares e pagamentos diretos de prefeituras sem licitação

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário