Skip to content Skip to footer

Servidor bolsonarista é preso por 18 ataques a ônibus: “fiz para consertar o Brasil”

Servidor confessou os crimes durante interrogatório, afirmando que agiu para "tirar o país do buraco", mas admitiu que "fez merda". (Foto: SSP/divulgação)

O criminoso agia na região da Grande São Paulo; nas redes sociais, atacava Lula e Alexandre de Moraes

Um servidor público de 68 anos, identificado como Edson Aparecido Campolongo, foi preso nesta terça-feira (22) acusado de ser o autor de 18 ataques a ônibus na Grande São Paulo. Motorista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) há mais de 30 anos, ele confessou os crimes durante interrogatório, afirmando que agiu para “tirar o país do buraco”, mas admitiu que “fez merda”.

Segundo a Polícia Civil, Edson usava estilingues e bolas de aço para danificar os veículos, escolhendo alvos “aleatoriamente”. Parte do material foi comprada ainda em 2023. Ele também recrutou o irmão, Sérgio Aparecido Campolongo, de 56 anos, que participou de pelo menos dois ataques e agora está foragido. Com a prisão de Edson, sobe para 15 o número de detidos no caso.

A polícia chegou até Edson após rastrear um Volkswagen Virtus branco visto em cenas de crimes. O carro era da frota oficial do governo, usado por ele no deslocamento diário entre São Bernardo do Campo e a capital paulista. Nas redes sociais, Edson mantinha um perfil ativo, com críticas frequentes ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes. Dois dias antes da prisão, ainda compartilhava vídeos no Facebook.

O delegado Domingos Paulo Neto, da Seccional de São Bernardo, relatou que, apesar da justificativa inicial de “consertar o Brasil”, Edson reconheceu que seus atos foram equivocados. A Justiça acatou o pedido de prisão preventiva contra ele e o irmão.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário