O Sempre um Papo de outubro será dedicado à presença feminina em espaços de poder e ao impacto das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesta edição, participam a jurista Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani, que irão compartilhar suas trajetórias e reflexões.
Em continuidade à série temática promovida pelo Sesc SP em parceria com o Sempre um Papo, a Ministra Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani terão uma conversa mediada pela jornalista Semayat Oliveira, no dia 14 de outubro, às 19h30, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento.
O encontro terá como fio condutor a vivência de lideranças femininas que atuam em diferentes áreas do conhecimento e da sociedade. Serão debatidas as dificuldades enfrentadas por mulheres em espaços de decisão, as conquistas ao longo dos anos e o impacto de suas ações na transformação social. A proposta é promover uma reflexão sobre a importância da equidade de gênero, do enfrentamento ao preconceito e da valorização da diversidade como fundamentos de um futuro democrático.
- Com destaque para Liniker, brasileiros recebem indicações ao Grammy Latino 2025
- “Conversas de Varanda” promove debate sobre defesa da Amazônia
- Peça sobre o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, tem exibições gratuitas em São Paulo
Reunindo Maria Vilani e Cármen Lúcia, o evento coloca em diálogo diferentes perspectivas sobre o papel das mulheres como agentes de mudança no Brasil contemporâneo.
Cármen Lúcia é Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2006, presidiu o STF (2016–2018) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Reconhecida por sua ética e firmeza, é referência na magistratura brasileira e defensora da Constituição, da democracia e dos direitos fundamentais. Também é professora universitária.
Maria Vilani é cearense radicada em São Paulo desde a década de 1970. Filósofa, escritora, poeta e ativista cultural, fundou o CAPSArtes (Centro de Arte e Promoção Social) no Grajaú, transformando sua casa em um polo de literatura, filosofia, arte e teatro de rua na periferia. Autodidata, retomou os estudos aos 40 anos, formou-se em Filosofia e tornou-se professora. É autora de livros como Varal, Penteando a Vida, Abscesso e Memórias de Maria e um Pouquinho de Mim. Integra como membra vitalícia a Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo e segue ativa na valorização da cultura periférica.
Série Temática Sesc / Sempre um Papo
A programação de 2025 do Sempre um Papo segue conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e traz debates que integram literatura, ciência, cultura e cidadania. A curadoria, feita em conjunto com o Sesc Pinheiros, o GEAC (Literatura), o GESC (Sustentabilidade) e o GEPROS (Povos Indígenas), já trouxe ao público reflexões que vão do consumo consciente ao futuro das cidades, passando pela educação, alimentação, justiça climática e liderança feminina.
Essa proposta fortalece o Sempre um Papo como espaço de reflexão sobre equidade, diversidade e sustentabilidade, colocando a literatura em diálogo com desafios sociais, ambientais e políticos da atualidade.
Ao longo de 2025, a programação em São Paulo recebeu nomes como Veronica Stigger, Edson Kayapó, Valter Hugo Mãe, Itamar Vieira Junior, Sérgio Abranches, Sandra Benites, Anielle Franco, Aílton Krenak, Bianca Santana, Ricardo Abramovay, Neide Rigo e Fabiana Cozza, em encontros que trataram de sustentabilidade, cosmovisões indígenas, consumo consciente, alimentação, cultura e identidade.
Sempre um Papo – 39 anos
Criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre um Papo já realizou mais de 7 mil encontros, alcançando 30 cidades em oito estados, além de edições em Portugal e Espanha. Ao longo de quase quatro décadas, reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas em diálogos com autores e personalidades. Em São Paulo, a parceria com o Sesc já dura 23 anos.
Serviço
Evento: Sempre um Papo – Mulheres que Movem o Mundo
Convidadas: Cármen Lúcia e Maria Vilani
Data: 14 de outubro, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)
Entrada: Gratuita, com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria