Skip to content Skip to footer

Sempre Um Papo encerra temporada 2025 no Sesc Pinheiros com Drauzio Varella e Vanda Witoto

O projeto Sempre Um Papo, em parceria com o Sesc SP, encerra a temporada 2025, no Sesc Pinheiros recebendo o médico e escritor Drauzio Varella e a pedagoga e liderança indígena manaura Vanda Witoto, em debate mediado por Semayat Oliveira, no dia 11 de novembro, terça-feira, 19h, com entrada gratuita e retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do Teatro Paulo Autran.

O encontro terá como tema central “O Sentido das Águas e Justiça Climática: Ciência, Política e Ação Coletiva”, ampliando a reflexão sobre os impactos da crise climática e sobre como a interseção entre ciência, política e sociedade pode promover ações concretas em defesa do planeta.

O ponto de partida da conversa será o livro “O Sentido das Águas: Histórias do Rio Negro” (Companhia das Letras), vigésima obra de Varella, que reúne mais de três décadas de viagens para a bacia do rio Negro em um panorama multissensorial da floresta, das águas e dos povos ribeirinhos. Na obra, o autor entrelaça memória de expedições, narrativa ambiental e sensibilidade literária, convidando o leitor a olhar a Amazônia — e, em especial, o rio Negro — com frescor e urgência.

Sobre os convidados

Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. Médico oncologista, imunologista e pesquisador em doenças infecciosas, destacou-se pela atuação voluntária no presídio do Carandiru, experiência que originou o premiado livro Estação Carandiru (1999). Reconhecido divulgador científico, tornou-se presença constante na TV, no rádio e em jornais, orientando a população sobre saúde e cidadania. Autor de vinte livros, publicou em 2025 O Sentido das Águas: Histórias do Rio Negro, consolidando-se também como escritor de literatura de impacto social e ambiental.

Vanda Witoto (Vanderlécia Ortega dos Santos) nasceu em Amaturá, no Alto Solimões (AM), em 1987. Diretora executiva do Instituto Wittoto, enfermeira, ativista socioambiental e liderança indígena, vive no Parque das Tribos, em Manaus. Durante a pandemia de Covid-19, destacou-se pela articulação comunitária que levou oxigênio e atendimento emergencial a centenas de famílias indígenas. Sua trajetória combina luta pela preservação da Amazônia, defesa dos direitos indígenas e protagonismo das mulheres nas arenas políticas e sociais. Tornou-se conhecida nacionalmente por ter sido a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Amazonas, em 2021.

Série Temática Sesc/Sempre um Papo

A série temática sugerida para o Sempre Um Papo 2025 tem como fio condutor os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e propõe encontros que integram literatura, ciência, cultura e cidadania em torno de questões urgentes para o mundo contemporâneo. A curadoria, realizada em parceria com o Sesc Pinheiros, o GEAC (Literatura), o GESC (Sustentabilidade) e o GEPROS (Povos Indígenas), reuniu debates, que vão do consumo consciente ao futuro das cidades, passando pelas vozes da periferia, pela educação como ferramenta de transformação, pela alimentação como cultura e sustentabilidade, pela liderança das mulheres e pela justiça climática. 

Essa programação não apenas atualiza o diálogo entre escritores e público, mas também reforça o papel do Sempre Um Papo como plataforma de reflexão sobre equidade, diversidade e sustentabilidade, colocando a literatura em convergência com os desafios sociais, ambientais e políticos do nosso tempo.

Ao longo de 2025, o Sempre Um Papo em São Paulo promoveu uma série de encontros marcantes, com temas que percorreram literatura, meio ambiente, justiça social, consumo consciente e saberes tradicionais. Estiveram presentes, entre outros: Veronica Stigger, Edson Kayapó e Semayat Oliveira discutindo sustentabilidade e diálogo; Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior, oferecendo perspectivas literárias potentes; Sérgio Abranches e Sandra Benites, refletindo sobre cosmo percepções e modos de viver conectados à biodiversidade; encontro com Anielle Franco e Aílton Krenak, voltado à dimensão racial da crise ambiental; Bianca Santana e Ricardo Abramovay, debatendo consumo consciente e o futuro das cidades, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de Neide Rigo e Fabiana Cozza, em diálogo sobre alimentação, cultura e sustentabilidade. Em outubro, a Ministra Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani conversaram com a jornalista Semayat Oliveira sobre o tema “Mulheres que Movem o Mundo”.

Sempre um Papo – 39 anos 

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, chegou a 30 cidades de oito estados do país, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 39 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2,5 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 23 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

Serviço

Sempre um Papo – O Sentido das Águas e Justiça Climática: Ciência, Política e Ação Coletiva

Convidados: Dráuzio Varella e Vanda Witoto

Data: 11 de novembro, terça-feira, às 19h30

Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)

Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário