Em entrevista ao Jornal da Band nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro “tentou dar um golpe de Estado” e defendeu que há provas robustas para sustentar a acusação. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta da jornalista Adriana Araúlogo sobre o voto do ministro do STF Luiz Fux, que na véspera votou pela absolvição do ex-presidente.
Lula foi enfático:
Bolsonaro tentou dar um golpe neste país. São dezenas, centenas de provas, de atos, de falas, de discursos, de material por escrito, de tudo o que ele tentou fazer. Se o ministro Fux não quiser as provas, é um problema dele. Eu acho que as provas estão fartas. O ex-presidente, covardemente, articulou tudo, pensou tudo e não teve coragem. Foi embora
disse.
O presidente referia-se ao julgamento da Primeira Turma do STF, que na quarta-feira (10) teve um voto divergente de Fux após mais de 13 horas de sessão. O ministro votou pela absolvição de Bolsonaro em todos os crimes pelos quais foi denunciado pela PGR, incluindo golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
- Prisão, inelegibilidade e futuro político: entenda a situação de Bolsonaro
- Moraes deixa claro: “não cabe anistia para quem tenta golpe”
- Aprovação de Lula sobe, mas segue atrás da reprovação, aponta Datafolha
Até o momento, o placar na Turma está em 2 a 1 pela condenação, com votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. A defesa de Bolsonaro nega todas as acusações e alega cerceamento por parte do Supremo.
O julgamento segue em andamento e deve definir não apenas o futuro jurídico do ex-presidente, mas também o entendimento do Judiciário sobre os eventos pós-eleição de 2022.
Bookmark