Skip to content Skip to footer

Se fosse estadunidense e cometesse os mesmos crimes, Eduardo Bolsonaro poderia enfrentar pena de morte

Negociações não autorizadas com autoridades estrangeiras, como aquelas arquitetadas por Eduardo Bolsonaro, são passíveis de pena de morte nos EUA. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi formalmente acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela prática do crime de “atentado contra a soberania nacional”, previsto no artigo 359-I do Código Penal Brasileiro.

A denúncia, entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), alega que o parlamentar manteve negociações não autorizadas com autoridades estrangeiras. A ironia é que se esse crime fosse imputado a ele nos Estados Unidos, país em que ele tem atuado para atacar o Brasil, a pena de morte seria um dos desfechos possíveis.

No Brasil, o dispositivo legal sob o qual o deputado foi acusado estabelece pena de reclusão de 3 a 12 anos. A lei pune quem “negociar com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, com o fim de provocar atos típicos de guerra contra o País ou invadi-lo”.

Já o artigo 18 do Código dos EUA, em seu parágrafo 2381, estabelece pena de morte ou no mínimo 5 anos de prisão para atos de traição, mas exige uma série de elementos comprobatórios e sua rigidez a torna um recurso muito raro de ser aplicado.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário