Skip to content Skip to footer

Sabesp atinge recorde de retirada de água em SP

Sabesp
(Foto: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

A Sabesp registrou em 2025 o maior volume de retirada de água da história recente na Grande São Paulo, ultrapassando os níveis observados antes da crise hídrica de 2014. Segundo levantamento do Instituto Água e Saneamento (IAS), o sistema integrado de abastecimento chega a operar hoje com apenas 27,9% da capacidade — o menor índice desde 2015.

De acordo com o IAS, a companhia vem captando cerca de 72 mil litros por segundo, volume superior à média dos últimos oito anos. O número indica aumento de consumo e também de perdas na distribuição. O cenário é agravado pela estiagem prolongada e pela redução do regime de chuvas, o que tem dificultado a recuperação dos reservatórios.

A Sabesp justifica o aumento na retirada citando o crescimento populacional e ajustes operacionais. Em nota, a empresa afirmou que o sistema segue os parâmetros definidos por órgãos reguladores, com compensação entre mananciais e redução da pressão noturna da rede para equilibrar o abastecimento. Atualmente, a companhia diminui a pressão por dez horas durante a noite.

Especialistas alertam que, apesar das obras de interligação e da expansão do sistema após 2014, São Paulo continua dependente de fontes superficiais, vulneráveis à falta de chuva. Para o IAS, o momento exige políticas de economia, combate a vazamentos e diversificação de fontes — incluindo reúso e captação subterrânea.

O governo paulista trabalha em projetos para reforçar os mananciais, como o reaproveitamento de água tratada em estações de esgoto e a recarga de represas a partir de 2027. Ainda assim, o risco de novas restrições preocupa: se o nível continuar caindo, podem voltar medidas como o uso do volume morto e rodízio de abastecimento entre bairros.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 out 2025

Comando Vermelho: meio século entre o cárcere e o caos nas ruas do Rio

A história por trás de um dos grupos armados mais duradouros do Brasil, com alcance global e presente em mais de 20 estados
29 out 2025

Número de mortes em chacina no Rio passa de 130, diz defensoria

De acordo com o órgão, o balanço atualizado soma 128 civis e quatro policiais, totalizando 132 mortos
29 out 2025

Movimentos populares denunciam execuções sumárias e impedimento de socorro a feridos em operação no RJ

Vida dos moradores das favelas está sendo tratada como “dano colateral em operações”, diz federação
29 out 2025

Cinco governadores do RJ foram presos por corrupção

Só Nilo Batista (PDT), governador entre 1994 e 1995; e Benedita da Silva, governadora entre 2002 e 2003 não foram presos
29 out 2025

Governador do RJ deixou de usar R$ 190 milhões repassados pelo governo federal para segurança

Do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), foram transferidos mais R$ 288 milhões
29 out 2025

Governadores de direita fazem política em cima de cadáveres

Bolsonaristas vão ao RJ expressar “solidariedade” a Cláudio Castro, mas todos eles boicotaram a PEC da Segurança enviada ao Congresso em abril

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário