O cantor e compositor Rodrigo Alarcon (@rodrigoalarconoficial) lança seu novo álbum “Guizo de Cascavel” em parceria com a Taquetá Records e produção assinada por Niela Moura. O trabalho o apresenta como um profeta navegante, conduzindo o público por diferentes paisagens e atmosferas sonoras do Brasil. Ao longo de 11 faixas e participações especiais de Pedro Altério, IVYSON, Rashid e Nina Oliveira, o artista oferece uma travessia pelas delicadezas do dia a dia, traduzindo em música os detalhes que revelam poesia em meio à vida comum.
O projeto chega como um rito de passagem afirmando o amadurecimento de Alarcon enquanto intérprete e compositor, ao mesmo tempo que amplia as fronteiras da MPB com o frescor e contemporaneidade. “‘Guizo de Cascavel’ é fruto de anos de trabalho, pesquisa e experimentações sobre o que é e até onde vai essa tal Música Popular Brasileira. Desde o primeiro vídeo que lancei cantando uma composição minha, venho nessa busca para entender quem e o que sou eu nesse caldeirão de possibilidades que a sigla MPB carrega. Por isso, quando observo minha trajetória artística, entendo esse álbum como uma consequência natural de tudo que vivi”, conta.
O álbum resulta da soma das viagens, dos shows e das vivências do artista em diferentes cidades do país, trazendo como repertório a cultura e a sonoridade locais, reflexo de um Brasil profundo que se revela nos saberes e ritmos de cada região. Do maracatu à viola caipira, do samba aos diálogos com gêneros como jazz e rock, o trabalho traduz uma trajetória que entrelaça tradições e experimentações. O nome “Guizo de Cascavel” evoca metáforas de alerta, identidade e força. Tal qual a cobra que anuncia sua presença antes do bote, o álbum se coloca como manifesto artístico.
Alarcon divide as composições com Niela Moura, cuja contribuição foi essencial para dar fluidez à sonoridade do projeto: “Com a parceria e produção impecável de Niela, chegamos em uma mistura riquíssima de gêneros brasileiros e latino-americanos. O álbum vai da música do sertão brasileiro ao rock’n roll, passando pela fusão do reggae com baião, tem samba com salsa e muito mais. Inclusive, uma das faixas é dedicada a reverenciar grande parte dos artistas que me espelhei ao longo da vida e que têm total influência no resultado final de ‘Guizo de Cascavel’”, destaca Rodrigo.
O repertório reúne sete faixas inéditas: “Saudade Dela“, “Guizo de Cascavel” – que dá nome ao álbum – “Maria” (feat. Nina Oliveira), “Fofoca“, “Mão da Cartomante“, “Bom Rock Bom Roll” e “Saudade Dela (fim)“, além das quatro já lançadas, “Menino Amor“, “Até O Sol Aparecer” (feat. IVYSON e Pedro Altério), “Pegapacapá” (part. Rashid) e “Garota do Fantástico“.
O projeto busca mostrar o tamanho das sutilezas que o Brasil carrega, seja em um gesto corriqueiro ou na grandeza da sua diversidade cultural. Nele, Alarcon se apresenta reverenciando o profeta Gentileza como “poeta, profeta, errante, navegante” – assim como foi batizado por Ronaldo Fraga, que assina o figurino – e reafirma sua missão com a palavra e a poesia das canções, como um pregador urbano brasileiro.
Visualmente, o projeto reforça essa dualidade: na capa, Alarcon aparece em meio ao caos colorido de uma loja popular, vestido em figurino performático que contrasta com a sobrecarga imagética do cenário. Já na contracapa, caminha por um espaço minimalista, ladeado pelo símbolo da cascavel, metáfora de movimento, travessia e reinvenção.
Bookmark