Skip to content Skip to footer

Repercussão da PEC da Blindagem nas redes sociais mostra maioria contra a proposta

(Foto: (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O debate sobre a PEC da Blindagem tem gerado forte reação nas redes sociais. Um levantamento do instituto Quaest, realizado entre 16 e 19 de setembro, analisou 2,3 milhões de menções sobre o tema e revelou que 83% delas são críticas à proposta. Atingindo uma média de 44 milhões de perfis por hora, o projeto tem mobilizado grande atenção digital, embora o volume por hora (24 mil menções) seja menor que o registrado durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.

O pico de discussões aconteceu por volta das 19h do dia 16 de setembro, com o foco das críticas concentrado principalmente no presidente da Câmara, Hugo Motta, e na própria Casa legislativa, que juntos respondem por quase metade dos comentários. Entre os pontos mais comentados, surgem hashtags como #CONGRESSO INIMIGO DO POVO, publicações da deputada Erika Hilton e vídeos satíricos gerados por inteligência artificial, que fazem alusão a figuras políticas como Hugo Motta e Tarcísio de Freitas.

Além disso, 40% das menções se relacionam aos protestos que foram realizados no domingo (21), incluindo mobilização de artistas e outras personalidades, e 15% conectam a PEC a temas como anistia e julgamentos envolvendo Bolsonaro.

Por outro lado, apenas 17% das publicações apresentam defesa da PEC, principalmente vindas de parlamentares e apoiadores de Bolsonaro. Os argumentos mais frequentes criticam o STF, apontando supostos excessos da Corte e decisões contrárias à Operação Lava Jato que beneficiariam a esquerda, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos grupos de mensagens, a dinâmica é diferente: canais de esquerda apresentam aumento de debates sobre a PEC, chegando a 11% do volume total de mensagens, enquanto grupos de direita registram apenas 2% de menções, priorizando mobilização da militância, apoio a Bolsonaro e críticas ao STF.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário