Skip to content Skip to footer

Repercussão da PEC da Blindagem nas redes sociais mostra maioria contra a proposta

(Foto: (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O debate sobre a PEC da Blindagem tem gerado forte reação nas redes sociais. Um levantamento do instituto Quaest, realizado entre 16 e 19 de setembro, analisou 2,3 milhões de menções sobre o tema e revelou que 83% delas são críticas à proposta. Atingindo uma média de 44 milhões de perfis por hora, o projeto tem mobilizado grande atenção digital, embora o volume por hora (24 mil menções) seja menor que o registrado durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.

O pico de discussões aconteceu por volta das 19h do dia 16 de setembro, com o foco das críticas concentrado principalmente no presidente da Câmara, Hugo Motta, e na própria Casa legislativa, que juntos respondem por quase metade dos comentários. Entre os pontos mais comentados, surgem hashtags como #CONGRESSO INIMIGO DO POVO, publicações da deputada Erika Hilton e vídeos satíricos gerados por inteligência artificial, que fazem alusão a figuras políticas como Hugo Motta e Tarcísio de Freitas.

Além disso, 40% das menções se relacionam aos protestos que foram realizados no domingo (21), incluindo mobilização de artistas e outras personalidades, e 15% conectam a PEC a temas como anistia e julgamentos envolvendo Bolsonaro.

Por outro lado, apenas 17% das publicações apresentam defesa da PEC, principalmente vindas de parlamentares e apoiadores de Bolsonaro. Os argumentos mais frequentes criticam o STF, apontando supostos excessos da Corte e decisões contrárias à Operação Lava Jato que beneficiariam a esquerda, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos grupos de mensagens, a dinâmica é diferente: canais de esquerda apresentam aumento de debates sobre a PEC, chegando a 11% do volume total de mensagens, enquanto grupos de direita registram apenas 2% de menções, priorizando mobilização da militância, apoio a Bolsonaro e críticas ao STF.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário