Skip to content Skip to footer

Renato Freitas diz que tentou proteger companheira grávida de agressão

Deputado também levantou a suspeita de que o episódio tenha sido armado para incriminá-lo
Renato Freitas (PT-PR): "eu não deixei que ele atravessasse a rua para iniciar um conflito físico ao lado da minha companheira grávida”

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) afirmou, nesta sexta-feira (21), que se envolveu em um confronto no Centro de Curitiba, na quarta-feira (19), para defender sua companheira grávida do risco de uma agressão e injúria racial.

O parlamentar alegou ainda que agiu em legítima defesa e que estava em um situação privada, portanto não haveria que se falar em quebra de decoro, como apontam os pedidos de cassação protocolados contra ele na Assembleia Legislativa do Paraná após o episódio.

De acordo com Freitas, ele e sua companheira tinham ido a uma clínica para fazer uma ecografia, quando ao atravessar a rua, um motorista fez uma manobra perigosa, e quase os acertou. O deputado disse que reagiu dizendo apenas: “Respeito o pedestre”, mas que o motorista o xingou, usando termos como “lixo” e “nóia”.

Segundo o parlamentar, o motorista, então, estacionou o carro e correu em direção a ele proferindo novos xingamentos. “E eu não deixei que ele atravessasse a rua para iniciar um conflito físico ao lado da minha companheira grávida”, explicou.

Freitas justificou ter ido ao encontro do agressor para “conter a injusta e iminente ameaça” e para proteger sua companheira grávida de envolvimento na violência.

O deputado relatou que um amigo que o acompanhava interveio primeiro e conteve a briga como o ato de “dar um abafa” para neutralizar a ameaça. “Ou seja, quando tem um fogo, quando você abafa, você retira o oxigênio e apaga o fogo. Quando tem uma ameaça, você neutraliza a ameaça, justamente executando o que o direito nos prevê, que é a legítima defesa”, explicou.

Freitas contou que houve então um segundo confronto físico quando o agressor voltou mais tarde, acompanhado de outras pessoas. Foi quando ele levou um soco que lhe quebrou o nariz, disse o deputado.

O parlamentar garantiu que não fez nada além de se defender. “Eu levantei, continuei a briga ali até imobilizar o rapaz e, de fato, neutralizar a injusta agressão”, afirmou.

O deputado também levantou a suspeita de que o episódio tenha sido armado para incriminá-lo. Segundo ele, o agressor já teria registro de ocorrências policiais por participação em brigas. Além disso, teria entre os políticos que segue nas redes sociais o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter, autor de um dos pedidos de cassação contra o parlamentar.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário