O deputado federal Diego Garcia (PL-SP), bolsonarista, ultraconservador e defensor do Golpe de Estado, apresentou nesta terça-feira (2) parecer contra a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal.
Mesmo com a condenação de Zambelli após uma farta investigação da Polícia Federal, Garcia alegou não ter encontrado provas de que Zambelli tenha sido responsável pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
- STF confirma condenação irreversível de Zambelli por perseguição armada
- MP da Itália diz “sim” para extradição de Carla Zambelli
- Zambelli é condenada a 5 anos e 3 meses de prisão no caso da perseguição à mão armada
A parlamentar foi condenada, por unanimidade, em maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por ter contratado o hacker Walter Delgatti Neto para a invasão de sistemas e pela adulteração de documentos do CNJ. Zambelli está presa desde julho, em Roma, na Itália, para onde fugiu e responde a um processo de extradição para o Brasil.
Na mesma decisão, o STF também decretou a perda do mandato parlamentar, já que a pena a ser cumprida em regime fechado ultrapassa 120 dias – limite estabelecido pela Constituição Federal para ausência em sessões legislativas.
Bookmark