Skip to content Skip to footer

Regras do vale-refeição e alimentação são alteradas por Lula

Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (11), a atualização das normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), responsável por regulamentar os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação. O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece mudanças que prometem reduzir custos para comerciantes e ampliar a aceitação desses benefícios em todo o país.

Entre as principais medidas, está a criação de um teto de 3,6% na taxa cobrada de restaurantes e supermercados pelas operadoras de cartões, que hoje pode chegar a 15%. As companhias terão um prazo de até 90 dias para ajustar seus sistemas e cumprir as novas determinações. Desse modo, o prazo de repasse do pagamento aos estabelecimentos cai de até 60 para, no máximo, 15 dias, melhorando o fluxo de caixa especialmente para pequenos negócios.

Outra mudança importante é a interoperabilidade entre as bandeiras, o que significa que qualquer maquininha poderá aceitar vales de qualquer operadora. Essa integração deve ser implementada em até 360 dias. O decreto também proíbe práticas abusivas, como descontos indevidos e vantagens financeiras fora do contexto da alimentação.

Segundo o governo, as medidas não alteram o valor recebido pelos trabalhadores, mas devem ampliar a rede de estabelecimentos que aceitam o benefício, garantindo mais liberdade de escolha.

É bom para quem vende e para quem consome

afirmou Lula durante a cerimônia.

Entidades do setor, como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Câmara Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (CBBT), avaliaram as mudanças como positivas, destacando que a modernização do sistema deve aumentar a concorrência e fortalecer o programa, beneficiando milhões de trabalhadores e empresas em todo o país.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário