Skip to content Skip to footer

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Rede Emancipa
Alunos da Rede Emancipa em aula especial no vão do Masp: projeto é tocado por professores voluntários. (Foto: Divulgação)

Um projeto voluntário que em 18 anos atendeu cerca de 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibulares totalmente gratuitos, com média de aprovação de 60%, e sem um centavo de dinheiro público ou apoio privado. Isso existe e se chama Rede Emancipa. Nascida em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, a rede foi criada por um grupo de professores que fazem esse trabalho sem qualquer remuneração, comprometidos com a transformação social e política de seus alunos.

Tudo começou por volta de 2006, quando o cursinho mantido por estudantes da Poli da Universidade de São Paulo (USP) – que até então era gratuito – resolveu começar a cobrar uma taxa dos alunos. Os fundadores professores Taline Chaves, Alex da Mata e Bruno Magalhães rejeitaram a proposta e decidiram fundar no ano seguinte um cursinho totalmente gratuito, o “Cursinho Popular Chico Mendes”.

Com o tempo, o projeto se expandiu e a partir de 2017, houve uma “virada teórica, conceitual, pedagógica”, transformando a Rede Emancipa de um “movimento social de cursinhos populares pré-vestibulares” para um “movimento social de educação popular pré-universitário”.

Conscientização política e senso crítico

Emancipa
Alunos da Rede Emancipa em manifestação por melhorias na educação pública: mais do que um cursinho pré-vestibular, projeto quer despertar a consciência cívica nos alunos. (Foto: Divulgação)

Desde então, ao invés de apenas mais um cursinho que prepara estudantes para o vestibular, a Rede Emancipa passou promover também a conscientização política e o senso crítico de seus alunos.

A finalidade da Rede Emancipa, a partir da educação popular, é conseguir promover um espaço de pensamento, enfim, de reflexão sobre a realidade

explica o coordenador nacional do projeto, Lucas Castro.

Essa evolução levou o projeto a se desdobrar em uma série de frentes que refletem sua agenda política. Entre eles está o “Emancipa Axé”, que trabalha na articulação de comunidades religiosas de matriz africana para a luta contra o racismo. O “Emancipa Saúde” é formado por profissionais de saúde que defendem o SUS, que promovem o debate sobre temas como o aborto e as políticas de redução de danos para dependentes químicos.

Alcance nacional

Rede Emancipa cursinho
Estudantes no vão do Masp: projeto começou em 2007 e hoje está presente em dez estados. (Foto: Divulgação)

Hoje, o movimento está presente em dez estados brasileiros, com cerca de 60 núcleos. Atualmente, o Rede Emancipa defende o fim dos vestibulares. O que pode parecer uma contradição, na verdade é parte de uma luta pela universalização do ensino superior.

A universalização e a permanência. Porque não adianta só chegar e não ter condições de se manter na universidade

afirma Lucas.
Ensino superior
Rede Emancipa defende o fim dos vestibulares e a universalização do ensino superior. (Foto: Divulgação)

Para nós o vestibular não tem que existir. A Rede Emancipa é um movimento que a gente constrói para que ele acabe

aponta Lucas.

O projeto não tem financiamento externo ou remuneração. Todo o trabalho é realizado por ativistas e militantes da educação, a partir de um “compromisso real de vida com a educação”, detalha o coordenador.

Emancipa Axé
Emancipa Axé trabalha na articulação de comunidades religiosas de matriz africana para a luta contra o racismo. (Foto: Divulgação)

A filosofia central do movimento é baseada na pedagogia Paulo Freire.

“A leitura de mundo precede a leitura da palavra”, é um dos conceitos que norteia o “Emancipa”

completa Lucas, citando um dos conceitos básicos da filosofia de Freire.
Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

09 out 2025

Em meio à paralisação geral do governo, aprovação de Trump cai a 39% e desaprovação sobe a 56% , mostra pesquisa

Em meio à paralisação geral do governo, aprovação de Trump cai a 39% e desaprovação sobe a 56% , mostra pesquisa
09 out 2025

Após afirmar que fica no governo, Ministro do Turismo Celso Sabino é afastado por 60 dias do União Brasil

Após afirmar que fica no governo, Ministro do Turismo Celso Sabino é afastado por 60 dias do União Brasil
09 out 2025

Deputado do PSDB destinou R$ 7 mi a obras de asfalto sob investigação da PF

Deputado do PSDB destinou R$ 7 mi a obras de asfalto sob investigação da PF
09 out 2025

China reduz drasticamente compra de soja dos EUA e Brasil domina fornecimento

China reduz drasticamente compra de soja dos EUA e Brasil domina fornecimento
09 out 2025

Famílias Rubens Paiva, Vladimir Herzog e outros 102 mortos e desaparecidos pela ditadura recebem certidões de óbito corrigidas

Famílias Rubens Paiva, Wladmir Herzog e outros 102 mortos e desaparecidos pela ditadura recebem certidões de óbito corrigidas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário