Skip to content Skip to footer

Receita endurece regras para fintechs

A nova normativa é curta e objetiva: deixa claro que não cria novas regras, apenas reforça obrigações já previstas em lei. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um dia após a deflagração da Operação Carbono Oculto, que revelou o uso de fintechs em esquemas de lavagem de dinheiro do PCC, o governo federal anunciou novas regras que mudam o cenário dessas empresas no Brasil.

A Receita Federal publicou nesta quinta-feira (29) uma instrução normativa que passa a exigir das fintechs o mesmo nível de transparência e obrigações já aplicados aos bancos. Isso significa que instituições de pagamento e participantes de arranjos financeiros terão que enviar informações detalhadas de transações ao Fisco, ampliando a capacidade de rastrear movimentações suspeitas.

Até agora, apenas os bancos eram obrigados a repassar dados de operações acima de R$ 2 mil por mês para pessoas físicas. Segundo o governo, a ausência dessas informações das fintechs criava um “vácuo regulatório” aproveitado pelo crime organizado para movimentar e esconder dinheiro ilícito.

Em nota, a associação Zetta, que representa empresas como Nubank e Mercado Pago, apoiou a medida e reforçou que as principais fintechs já seguem práticas rígidas contra a lavagem de dinheiro. A entidade destacou ainda que a operação ajuda a proteger a integridade do sistema financeiro.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a medida fortalece a integração da Receita com a Polícia Federal no combate a crimes financeiros sofisticados.

A partir de agora, as fintechs terão que cumprir rigorosamente as mesmas obrigações dos bancos

destacou.

Com apenas quatro artigos, a nova normativa é curta e objetiva: deixa claro que não cria novas regras, apenas reforça obrigações já previstas em lei. A expectativa do governo é fechar brechas usadas por organizações criminosas e intensificar o combate à lavagem de dinheiro no país.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário