Skip to content Skip to footer

Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria

PT, PSB, PCdoB e PSOL pedem nulidade dos atos praticados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
Manifestação: ação sustenta que houve vícios formais graves no Senado. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Os líderes das bancadas do PT, PSB, PCdoB e PSOL na Câmara Federal entraram, na noite de quarta-feira (17), com um mandado de segurança Supremo Tribunal Federal (STF) contra o PL da Dosimetria, que reduz as penas de Jair Bolsonaro e demais golpistas e foi aprovado no Senado na noite de ontem.

A ação sustenta que houve vícios formais graves no Senado como a burla ao bicameralismo constitucional e a violação ao devido processo legislativo. Segundo os parlamentares, uma emenda aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi classificada de forma indevida como “emenda de redação”, apesar de promover alterações substanciais no mérito do texto.

Manobra

De acordo com o mandado de segurança, a emenda modifica critérios de execução penal e exclui centenas de tipos penais do alcance da norma. A manobra teria sido utilizada para impedir o retorno obrigatório do projeto à Câmara.

“Quando o Parlamento tenta contornar limites constitucionais por aclamação, para evitar o bicameralismo e acelerar benefícios, o controle constitucional é obrigatório. Lei penal não pode ser feita sob medida, nem para réus específicos, nem para interferir em julgamentos em curso”, afirmou o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ) no X (antigo Twitter).

No pedido ao Supremo, os líderes solicitam medida liminar para suspender a tramitação ou os efeitos da aprovação do projeto no Senado. No mérito, requerem a nulidade dos atos praticados na CCJ, o reconhecimento de que a emenda aprovada é de mérito, a devolução do projeto à Câmara.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

18 dez 2025

Flávio dá a entender que Jair Bolsonaro é “desequilibrado”

Não é a primeira vez que o senador acaba atingindo indiretamente o pai ao tentar se diferenciar dele
18 dez 2025

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos
18 dez 2025

Lula defende filhas de Silvio Santos, critica Zezé Di Camargo e diz que cantor foi covarde

Presidente se solidarizou com filhas do apresentador e chamou ataque de cantor de “cretinice”
18 dez 2025

Relatório do Coaf aponta que Renato Cariani movimentou R$ 31,5 milhões em cinco meses

Os números do Coaf reforçam as suspeitas de que o influenciador, conhecido por promover estilo de vida fitness e suplementos, estaria envolvido em um esquema de
18 dez 2025

TJ-SP solta acusados de agiotagem e vítimas voltam a receber ameaças de morte

Agiotas seguem ameaçando vítimas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário