Skip to content Skip to footer

PT entra com ação criminal e pede indenização contra Valdemar Costa Neto por declarações sem provas sobre 8 de janeiro

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Dois dias após o anúncio de medidas judiciais, o Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou nesta quarta-feira duas ações contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. As ações respondem às declarações do líder liberal feitas no sábado (14), em que atribuiu a “um povo do PT” o início dos ataques de 8 de janeiro de 2023.


Na 6ª Vara Criminal de Brasília, o PT ingressou com uma queixa-crime pedindo a condenação de Costa Neto por difamação, com aplicação das penas máximas previstas no Código Penal. O partido argumenta que o presidente do PL ofendeu gravemente a honra da legenda ao afirmar, durante evento em Itu (SP), que “quem preparou aquilo foi o PT” e que “tem filmagem deles [petistas] saindo de lá tranquilamente”.

A petição destaca que essa versão “já foi exaustivamente refutada por órgãos de imprensa” e por investigações oficiais, que atribuem a autoria dos ataques a grupos bolsonaristas.

Indenização por danos morais


Em ação separada, na 5ª Vara Cível de Brasília, o Diretório Nacional do PT pleiteia o pagamento de R$ 30 mil em indenização por danos morais. Além da reparação financeira, o partido solicita que Valdemar Costa Neto seja judicialmente compelido a provar suas alegações sobre a suposta participação petista nos eventos de 8 de janeiro.

Contexto das declarações


As declarações de Costa Neto foram feitas durante evento em que ele reconheceu que “houve um planejamento de golpe” por parte de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas distinguiu esse suposto planejamento dos ataques de 8 de janeiro, que classificou como “bagunça” orquestrada pelo PT.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário