Skip to content Skip to footer

Projeto de anistia amplia perdão e tenta devolver elegibilidade a Bolsonaro

(Foto: Tom Molina/STF)

Começou a circular, nesta quinta-feira (4), na Câmara dos Deputados, uma proposta de anistia ampla, geral e irrestrita para os envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. O texto, além de sugerir o perdão para Jair Bolsonaro, tornaria o ex-presidente elegível novamente. Como afirmou o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), “um verdadeiro atentado ao Estado de Direito e absolutamente inconstitucional por diversas razões político-jurídicas” está em curso na Casa.

A oposição elevou o tom. Com a entrada em cena de nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e forte articulação do PL, passou a circular uma minuta ainda mais ampla e execrável do que se especulava. Com previsão de perdão a investigados e condenados desde 2019, extensão para casos futuros e a reversão de inelegibilidades eleitorais, a extrema-direita parece estar esticando a corda. Um texto ainda mais controverso no campo jurídico e político pode aumentar o poder de barganha dos inimigos do povo.

O governador de São Paulo desembarcou em Brasília onde, com o aval de Jair Bolsonaro, encontrou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e líderes da oposição para negociar a anistia. Ele reforçou a necessidade de aproveitar o “momento oportuno” para pautar o texto no Congresso, em mais uma demonstração de  busca por protagonismo nacional em meio ao seu mandato estadual.

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, o clima é de alerta. Ministros do Supremo Tribunal Federal já sinalizaram que uma anistia tão ampla não resistirá ao crivo constitucional, lembrando o precedente do indulto de Daniel Silveira. O Planalto, por sua vez, orientou a base a travar qualquer tentativa de votação, enquanto Lula pediu mobilização popular contra o que classificou como uma afronta à democracia.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário