Skip to content Skip to footer

Professor Sampaio lança livro sobre a “verdadeira inclusão”

Reconhecido por mais de 10 anos de atuação na área, Sampaio é referência em treinamentos e consultorias voltadas à inclusão. (Foto: Kraw Penas)

O professor e especialista em inclusão Nilson Sampaio lança seu novo livro “Como fazer a verdadeira inclusão e encantar pessoas – Um guia prático para fazer a verdadeira inclusão”. A publicação busca responder a uma das maiores demandas do mercado profissional: como transformar falas sobre inclusão em práticas concretas e sustentáveis.

Com 200 páginas, a obra apresenta instruções claras sobre como preparar empresas para receber pessoas com deficiência, realizar contratações adequadas, compreender direitos garantidos por lei e aprender com cases de sucesso de organizações que se destacam no tema. “Não basta contratar para cumprir cotas. Inclusão verdadeira exige preparo, diálogo e respeito. É possível incluir e, ao mesmo tempo, encantar clientes, equipes e comunidades inteiras”, afirma Sampaio.

(Foto: Reprodução Professor Sampaio)

Reconhecido por mais de 10 anos de atuação na área, Sampaio é referência em treinamentos e consultorias voltadas à inclusão. Seu método combina conhecimento técnico, sensibilidade humana e aplicação prática, um tripé que, segundo ele, garante resultados reais. O livro, publicado pela editora Casa 6, é direcionado a líderes empresariais, profissionais de RH, gestores públicos, educadores e qualquer pessoa interessada em compreender e aplicar a inclusão de forma efetiva.

Além de funcionar como guia de ação, a obra esclarece dúvidas recorrentes: Como adaptar o ambiente e a cultura organizacional? Quais são os direitos e benefícios previstos em lei? Como evitar erros que geram processos ou desmotivação? Como transformar inclusão em diferencial competitivo? Entre os cases apresentados, estão empresas como O Boticário, Festval e Bradesco, exemplos de práticas bem-sucedidas no setor.

Sobre o autor

Nilson Sampaio atua na inclusão também por meio da arte e é especialista em trabalhar com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sua trajetória artística começou aos 14 anos, com contribuições para diferentes veículos de comunicação e lançamentos de livros autorais. É graduado em Gravura (EMBAP) e em Licenciatura em Artes Visuais (Unespar), dedicando-se desde 2013 ao uso da arte como ferramenta para neurodivergentes.

Possui especialização em Educação Especial e Inclusão pela UFPR e em Neuroaprendizagem, além de formação continuada em trabalho colaborativo pedagógico para TEA, também pela UFPR. Atualmente, está concluindo uma Certificação Internacional em Análise do Comportamento QASP-S.

O livro “Como fazer a verdadeira inclusão e encantar pessoas” já está disponível para compra com entrega em todo o Brasil, através do site www.professorsampaio.com.br. Mais informações também podem ser acompanhadas pelo Instagram: @oprofessorsampaio.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário