Skip to content Skip to footer

Presidente do União Brasil é dono de aviões operados pelo PCC, diz piloto

Antônio Rueda, presidente da União Brasil. (Foto: Agência Senado/Reprodução)

Em depoimento, o piloto Mauro Caputti Mattosinho, de 38 anos, afirmou ter entregue uma sacola com dinheiro vivo ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do PP e ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro.

A revelação foi feita em entrevista ao site ICL Notícias, na qual Mattosinho alega ter agido por encomenda de dois líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) foragidos: Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”, e Mohamad Hussein Mourad, conhecido como “Primo”.

A acusação direta ocorre em meio a operações da Polícia Federal que investigam o avanço do braço financeiro do PCC no mercado de aeronaves e no sistema financeiro de São Paulo.

De forma anônima, Mattosinho já havia feito a acusação inicial em 31 de agosto. Irritado, Ciro Nogueira negou publicamente e, em atitude incomum, divulgou o número de telefone do jornalista Leandro Demori, editor do ICL, que o procurou para ouvir sua versão. O senador afirmou não ter recebido dinheiro e negou qualquer proximidade com Beto Louco.

Na nova entrevista, publicada nesta quinta-feira (18), e agora se identificando, o piloto forneceu detalhes concretos. Ele afirmou que a sacola de papel marrom lhe foi entregue com a instrução de que deveria ser “especialmente cuidada” porque continha dinheiro.

A ordem partiu de Epaminondas Chenu Madeira, dono da Táxi Aéreo Piracicaba (TAP), empresa investigada pela PF por supostamente servir de fachada para as operações dos criminosos.

A entrevista também reforçou a acusação de que Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, seria “dono oculto” dos jatinhos utilizados pela facção criminosa – alegação que Rueda nega.

Mattosinho vinculou a propriedade do jato PR-SMG aos donos da Copape Produtos de Petróleo e afirmou que Beto Louco e Primo eram sócios ocultos de Epaminondas na compra de outras duas aeronaves.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário