Skip to content Skip to footer

Prefeitura de SP rompe contrato com gestão do Theatro Municipal por causa de publicação sobre Charlie Kirk

(Foto: Câmara Municipal de São Paulo/Reprodução)

A Prefeitura de São Paulo anunciou a rescisão do contrato com a Sustenidos, organização social responsável pela administração do Complexo Theatro Municipal. A decisão ocorreu após a empresa se recusar a demitir um funcionário que criticou o ativista político conservador norte-americano Charlie Kirk em suas redes sociais.

Kirk, conhecido por apoiar Donald Trump, foi morto a tiros em 10 de setembro enquanto discursava na Universidade do Vale de Utah. O gestor de elencos da Sustenidos, Pedro Guida, compartilhou um post chamando Kirk de nazista, atitude que gerou indignação entre políticos conservadores e levou à pressão pública para que a Prefeitura encerrasse a parceria e promovesse a demissão.

Ao todo, 28 vereadores assinaram uma carta solicitando a extinção do contrato. O prefeito Ricardo Nunes destacou que tentou manter diálogo com a Sustenidos, mas a resistência da organização em demitir o colaborador foi decisiva.

Se a OS pactua com violência, ela não serve para prestar serviços à Prefeitura de São Paulo

afirmou em nota.

Segundo a administração municipal, a decisão não se limitou ao episódio nas redes sociais. Desde 2023, o Tribunal de Contas do Município já vinha apontando irregularidades no edital que garantiu a gestão à Sustenidos em 2020. Na sexta-feira (19), a Prefeitura recebeu um novo ofício do órgão com prazo de 48 horas para responder sobre a abertura de uma nova licitação para o complexo cultural.

O caso ocorre em meio a uma onda internacional de cobranças por demissões de pessoas que criticaram Charlie Kirk, incluindo mobilizações de admiradores do ativista que pressionam empresas e organizações. No Brasil, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tem sido um dos nomes mais ativos nesse movimento.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário