Skip to content Skip to footer

Prefeitura de SP rompe contrato com gestão do Theatro Municipal por causa de publicação sobre Charlie Kirk

(Foto: Câmara Municipal de São Paulo/Reprodução)

A Prefeitura de São Paulo anunciou a rescisão do contrato com a Sustenidos, organização social responsável pela administração do Complexo Theatro Municipal. A decisão ocorreu após a empresa se recusar a demitir um funcionário que criticou o ativista político conservador norte-americano Charlie Kirk em suas redes sociais.

Kirk, conhecido por apoiar Donald Trump, foi morto a tiros em 10 de setembro enquanto discursava na Universidade do Vale de Utah. O gestor de elencos da Sustenidos, Pedro Guida, compartilhou um post chamando Kirk de nazista, atitude que gerou indignação entre políticos conservadores e levou à pressão pública para que a Prefeitura encerrasse a parceria e promovesse a demissão.

Ao todo, 28 vereadores assinaram uma carta solicitando a extinção do contrato. O prefeito Ricardo Nunes destacou que tentou manter diálogo com a Sustenidos, mas a resistência da organização em demitir o colaborador foi decisiva.

Se a OS pactua com violência, ela não serve para prestar serviços à Prefeitura de São Paulo

afirmou em nota.

Segundo a administração municipal, a decisão não se limitou ao episódio nas redes sociais. Desde 2023, o Tribunal de Contas do Município já vinha apontando irregularidades no edital que garantiu a gestão à Sustenidos em 2020. Na sexta-feira (19), a Prefeitura recebeu um novo ofício do órgão com prazo de 48 horas para responder sobre a abertura de uma nova licitação para o complexo cultural.

O caso ocorre em meio a uma onda internacional de cobranças por demissões de pessoas que criticaram Charlie Kirk, incluindo mobilizações de admiradores do ativista que pressionam empresas e organizações. No Brasil, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tem sido um dos nomes mais ativos nesse movimento.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário