Skip to content Skip to footer

PP e União Brasil decidem deixar o governo Lula, mas querem manter parte dos cargos

Ciro Nogueira (PP-PI); senador sonha em ser vice de Tarcísio em 2026. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

O PP e o União Brasil decidiram nesta terça-feira (02) deixar o governo Lula, mas querem manter parte dos cargos que ocupam no Executivo Federal. Pela decisão, sairiam de seus postos os deputados federais licenciados e ministros do Esporte, André Fufuca (PP-MA); e do Turismo, Celso Sabino (União-PA).

Já os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Comunicações, Frederico Siqueira Filho – ambos indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), permaneceriam nos cargos, assim como o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, apadrinhado pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A saída dos dois partidos da base governista teria sido impulsionada pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião ministerial na semana passada. Na ocasião, Lula cobrou dos ministros das duas legendas, apoio às pautas do governo no Congresso.

Por trás da movimentação de PP e União – que recentemente aprovaram a formação da federação “União Progressista – também estão as articulações para as eleições presidenciais de 2026. As siglas pretendem apoiar a pré-candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repub). O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, sonha em ser candidato a vice na chapa de Tarcísio.

Além de deixar o governo, as legendas decidiram também apoiar um projeto de anistia para livrar Jair Bolsonaro (PL-RJ) da condenação pela tentativa de golpe de Estado.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário