Skip to content Skip to footer

Plano de anistia de bolsonaristas libera crime organizado e milícias

PF: projeto é salvo conduto para o crime. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O projeto de anistia apresentado nesta quinta-feira (04) pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), não se limita a salvar Jair Bolsonaro e os responsáveis pela tentativa de golpe de estado, mas na prática também libera o crime organizado e a atuação de milícias armadas no Brasil.

A proposta é tão ampla que, caso aprovada, livraria de condenações integrantes de facções como o PCC, alvo recente de uma megaoperação da Polícia Federal sobre um esquema bilionário de lavagem de dinheiro com ramificações no mercado financeiro da Faria Lima.

Isso fica claro no texto apresentado por Sóstenes segundo o qual “fica concedida anistia a todos aqueles que, no período compreendido entre 14 de março de 2019 e a data de entrada em vigor desta Lei, tenham sido ou estejam sendo ou, ainda, eventualmente, possam vir a ser investigados, processados ou condenados” por uma série de condutas, incluindo as previstas no “Título XII do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (o Código Penal Brasileiro), trata dos Crimes contra a Paz Pública”.


Entre os crimes tipificados neste título estão “associação criminosa (Art. 288): Associar-se três ou mais pessoas, para o fim de cometer crimes”; e “Constituição de milícia privada (Art. 288-A): Constituir, organizar, integrar, manter ou custear milícia privada, armada ou não, com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal ou em leis penais especiais”.

Ou seja, mais do que livrar o clã Bolsonaro das condenações por tentarem um golpe, o projeto do PL abriria as portas para a “descriminalização” do crime organizado e de bandos armados no Brasil.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário