O Planet Hemp vai contar com um convidado muito especial para o encerramento de sua trajetória nos palcos, com a turnê “A Última Ponta”. O grupo apresenta seu derradeiro show no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 15 de novembro, tendo como banda de abertura ninguém menos que o BaianaSystem.
As duas bandas são de diferentes gerações, mas carregam em seu DNA a mesma essência: energia contestadora nas letras e uma postura artística calcada na resistência. Não à toa, são dois dos grandes nomes surgidos na música brasileira nas últimas três décadas.
O Planet Hemp formou-se em 1993 e, desde o começo, se destacou com a mistura certeira de rap, rock, hardcore, psicodelia e ragga. Junto com Chico Science e Nação Zumbi, Skank, Pato Fu, Raimundos, Mundo Livre S/A e Racionais MC’s, representou uma renovação para a música brasileira na metade dos anos 90, que entrou combalida naquela década por conta da crise econômica da era Collor. Isso fortaleceu o cenário, criando novas bases para a nossa cultura.
Em especial, o grupo liderado por Marcelo D2 e BNegão sempre esteve ligado à contracultura nacional, despontando não apenas por conta da sonoridade única, mas também pelo posicionamento firme. Entre eles, a defesa da legalização da maconha e o combate ao conservadorismo. A perseguição ao grupo foi notória, culminando com a breve prisão dos integrantes em 1997, por porte de drogas, mobilizando toda a classe musical em defesa dos artistas.
Além de D2 e BNegão, a banda também conta com Formigão (baixo), Nobru (guitarra), Pedro Garcia (bateria) e Daniel Ganjaman (guitarra e teclados).
- Fundador do Secos & Molhados volta aos palcos com músicas inéditas e nova banda
- Festival Paulo Leminski celebra vida e obra do poeta; Lenine é primeiro artista confirmado
- Marisa Monte une banda e orquestra em turnê inédita pelo Brasil
Referência artística e política
Já a escolha do BaianaSystem para abrir o show vai além de uma participação especial: significa um gesto de continuidade artística. Criado em 2009, o grupo baiano, liderado por Russo Passapusso, mescla guitarras baianas, dub, música eletrônica e letras de forte crítica social. Russo já afirmou que o Planet Hemp sempre foi uma referência artística e política para o Baiana.
A relação entre as duas bandas é antiga. BNegão já participou do Navio Pirata, trio elétrico do BaianaSystem, e os grupos dividiram o palco em festivais recentes. Essa parceria se intensificou com a presença dos baianos no registro ao vivo Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça.
Antes da despedida em São Paulo, a turnê ainda passa por diversas capitais brasileiras, entre elas Curitiba, Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim.
SERVIÇO:
Planet Hemp – A Última Ponta
São Paulo
Data: 15 de novembro de 2025 (sábado)
Local: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo-SP
Horário de abertura da casa: 16h
Classificação Etária: entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais
Ingressos: de R$ 62,50 a R$ 595,00
Bookmark