Skip to content Skip to footer

Planet Hemp se despede dos palcos com show histórico em São Paulo, e abertura do BaianaSystem

Turnê "A Última Ponta" é a despedida do Planet Hemp dos palcos. (Foto: Fernando Schlaepfer)

O Planet Hemp vai contar com um convidado muito especial para o encerramento de sua trajetória nos palcos, com a turnê “A Última Ponta”. O grupo apresenta seu derradeiro show no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 15 de novembro, tendo como banda de abertura ninguém menos que o BaianaSystem.

As duas bandas são de diferentes gerações, mas carregam em seu DNA a mesma essência: energia contestadora nas letras e uma postura artística calcada na resistência. Não à toa, são dois dos grandes nomes surgidos na música brasileira nas últimas três décadas.

O Planet Hemp formou-se em 1993 e, desde o começo, se destacou com a mistura certeira de rap, rock, hardcore, psicodelia e ragga. Junto com Chico Science e Nação Zumbi, Skank, Pato Fu, Raimundos, Mundo Livre S/A e Racionais MC’s, representou uma renovação para a música brasileira na metade dos anos 90, que entrou combalida naquela década por conta da crise econômica da era Collor. Isso fortaleceu o cenário, criando novas bases para a nossa cultura.

Em especial, o grupo liderado por Marcelo D2 e BNegão sempre esteve ligado à contracultura nacional, despontando não apenas por conta da sonoridade única, mas também pelo posicionamento firme. Entre eles, a defesa da legalização da maconha e o combate ao conservadorismo. A perseguição ao grupo foi notória, culminando com a breve prisão dos integrantes em 1997, por porte de drogas, mobilizando toda a classe musical em defesa dos artistas.

Além de D2 e BNegão, a banda também conta com Formigão (baixo), Nobru (guitarra), Pedro Garcia (bateria) e Daniel Ganjaman (guitarra e teclados).

Referência artística e política

Já a escolha do BaianaSystem para abrir o show vai além de uma participação especial: significa um gesto de continuidade artística. Criado em 2009, o grupo baiano, liderado por Russo Passapusso, mescla guitarras baianas, dub, música eletrônica e letras de forte crítica social. Russo já afirmou que o Planet Hemp sempre foi uma referência artística e política para o Baiana.

A relação entre as duas bandas é antiga. BNegão já participou do Navio Pirata, trio elétrico do BaianaSystem, e os grupos dividiram o palco em festivais recentes. Essa parceria se intensificou com a presença dos baianos no registro ao vivo Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça.

Antes da despedida em São Paulo, a turnê ainda passa por diversas capitais brasileiras, entre elas Curitiba, Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim.

SERVIÇO:
Planet Hemp – A Última Ponta

São Paulo

Data: 15 de novembro de 2025 (sábado)

Local: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo-SP

Horário de abertura da casa: 16h

Classificação Etária: entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais

Ingressos: de R$ 62,50 a R$ 595,00

Bookmark

Mais Matérias

14 ago 2025
Entrevista de Leda Nagle com o conselheiro da Fiesp Lawrence Pih foi recheada de momentos constrangedores
14 ago 2025
Foram 192 profissionais mortos desde outubro de 2023, superando os números das duas Guerras Mundiais em quase três vezes
Desta vez, o jornal defende a transfobia como simples opinião
14 ago 2025
A decisão foi tomada durante audiência de custódia, a pedido do Ministério Público, após o assassinato do gari Laudemir de Souza Fernandes
14 ago 2025
Ao todo, foram abertas no Supremo 1.628 ações relacionadas ao 8 de janeiro, das quais 518 são relacionadas a crimes graves e outras 1.110 a crimes menos graves

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário