Skip to content Skip to footer

PL quer anistiar Bolsonaro, Eduardo e até golpistas do futuro

Manifestação em defesa da democracia, na Cinelândia: proposta livra "geral". Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A proposta de anistia “ampla, geral e irrestrita” defendida pelo PL – partido de Jair Bolsonaro – não se limita a propor o perdão do ex-presidente e de seu filho, Eduardo, mas prevê livrar de qualquer punição até eventuais responsáveis por novas tentativas de golpes de estado no Brasil no futuro.

Segundo o jornal O Globo, que teve acesso ao texto, seriam anistiados todos os que estiverem “sendo ou, ainda, eventualmente, possam vir a ser investigados, processados ​​ou condenados” por crimes como ofensa ou ataque a instituições públicas ou seus integrantes; descrédito ao processo eleitoral ou aos Poderes da República; reforço à polarização política; geração de animosidade na sociedade brasileira; situações de natureza semelhantes às anteriores, entre outros itens.

Quem diria: Editorialista do Estadão critica Tarcísio e diz que acordo por anistia é “pornográfico”

Em meio a rumores sobre anistia, Câmara libera deputados para “home office”]

STF já tem maioria para barrar anistia a Bolsonaro pleiteada pela extrema-direita, dizem ministros

Se aprovado, o projeto também anularia a ineligibilidade de Bolsonaro, permitindo que ele disputasse as eleições de 2026. De acordo com a proposta, seriam perdoados “ilícitos civis, administrativos e eleitorais sujeitos ou associados às condutas referidas no caput, afastando-se, inclusive, todas as inelegibilidades já declaradas ou que venham a ser declaradas pela Justiça Eleitoral contra os beneficiários desta lei”.

A anistia incluiria ainda o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsável direto por sanções dos EUA que implicaram em prejuízo de bilhões para a economia brasileira. O deputado está sendo investigado por coação no curso do processo, por articular punições contra o País e autoridades brasileiras na tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro a livrar seu pai da cadeia.

Bookmark

Mais Matérias

04 set 2025
No mês passado, as exportações somaram US$ 29,861 bilhões, enquanto as importações ficaram US$ 23,728 bilhões
04 set 2025
Para o jornal, anistiar essa turma “não é apenas uma iniciativa juridicamente teratológica – é moralmente inaceitável”
04 set 2025
O episódio que desencadeou a irritação de Eduardo foi um evento promovido pela XP Investimentos em São Paulo, no sábado (26)
04 set 2025
Pedido, formulado por meio de embargos contra a homologação da pena do ex-atacante, foi rejeitado por unanimidade
04 set 2025
No rastro da operação “Carbono Oculto”, uma das maiores operações já deflagradas no país, a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) protocolou na Assembleia Le

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário